Facebook

Estudos - Coorte 2015

Comunidade Científica

A coorte das crianças nascidas em Pelotas em 2015 é a quarta geração em estudo dentro da maior pesquisa longitudinal conduzida pela epidemiologia na América Latina, a pesquisa de Coortes de Nascimento de Pelotas.

Respeitando o intervalo de onze anos entre as coortes, a Coorte 2015 foi criada com o objetivo de dar continuidade à pesquisa e possibilitar uma ampla avaliação das mudanças nos padrões socioeconômicos e nos indicadores de saúde da população. O foco das fases iniciais do estudo é aprofundar o conhecimento científico sobre o impacto das condições de vida materna e do ambiente intrauterino e dos primeiros anos de vida sobre a saúde do recém-nascido.

Organizada em etapas, a Coorte 2015 está em trabalho de campo com a realização dos acompanhamentos:

Pré-Natal: Desde abril de 2014, equipes de entrevistadoras realizam visitas diárias a todos os locais de possível afluência das gestantes em Pelotas desde o mês de abril de 2014, a fim de identificar as gestantes com previsão de parto para 2015. Entre os locais de visita, estão laboratórios de análises clínicas, clínicas de ultrassonografia, policlínicas, unidades básicas de saúde, ambulatórios de hospitais e universidades e consultórios médicos privados. O estudo compreende a realização de entrevistas com as gestantes, variando o tipo de questionário de acordo com a idade gestacional. Se a gestante é captada antes da 16ª semana de gestação, é aplicado o questionário de contato inicial e uma nova entrevista é agendada para a janela, na 20ª semana de gestação. Se o primeiro contato com a gestante ocorre após a 16ª semana, os questionários correspondentes aos dois encontros são aplicados em uma única entrevista. O foco é obter uma série de dados sobre o atendimento pré-natal e os hábitos de vida e avaliação da saúde bucal das gestantes (ver aba Questionários Pré-Natal).

Perinatal: De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2015, os quatro hospitais da cidade de Pelotas serão monitorados diariamente e cada nascimento será informado à equipe de pesquisa. Serão elegíveis para o estudo perinatal todos os recém-nascidos com pelo menos 500g ou 20 semanas de idade gestacional. As mães serão entrevistadas algumas horas após o parto e os recém-nascidos serão avaliados pela equipe de pesquisa usando protocolo similar ao utilizado nas coortes anteriores. Também serão coletadas algumas informações nos prontuários das mães e recém-nascidos, relativas a medicamentos utilizados durante a internação para o parto (ver aba Questionários Perinatal).

Três meses: De abril de 2015 a março de 2016, aos três meses de idade dos participantes da coorte, todas as crianças e suas mães serão visitadas no domicílio com intuito de se avaliar os eventos neonatais e do início da infância (como aleitamento materno, morbidade, mortalidade, entre outros) e coletar medidas antropométricas como peso, comprimento e perímetros cefálico, torácico e abdominal. O instrumento de pesquisa aplicado será semelhante ao do estudo perinatal. Medidas antropométricas da mãe como peso e altura e o nível de atividade física também serão coletados (ver aba Questionários Três Meses).


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas