0458120 |
Epidemiologia I
Ementa
OBJETIVOS
Ao final do curso, os alunos deverão estar familiarizados com os fundamentos e conceitos básicos de epidemiologia e demonstrar conhecimento sobre a terminologia epidemiológica.
CONTEÚDOS
História, enfoques básicos e usos da Epidemiologia
Medidas de ocorrência de doenças (estatísticas de morbidade e de mortalidade)
Medidas de efeito e de impacto
Causalidade
Validade interna e externa e erros em estudos epidemiológicos
Tipologia de estudos epidemiológicos
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458064 |
Seminários de Pesquisa I
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde;
Discutir temas relevantes em epidemiologia.
CONTEÚDOS
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse na área de epidemiologia, sendo que as apresentações podem ser oriundas de:
artigos científicos;
projetos de pesquisa;
dissertações e teses;
relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458031 |
Prática de Pesquisa I
Ementa
OBJETIVOS
Demonstrar aos alunos como definir um tópico de pesquisa.
Capacitar os alunos a explicar as hipóteses e objetivos do estudo proposto
Capacitar os alunos a justificarem adequadamente o tema em estudo
Instrumentalizar os alunos para que possam realizar revisão bibliográfica
CONTEÚDOS
Escolha do tópico de pesquisa
Definição de hipóteses e objetivos
Execução da revisão bibliográfica
Exemplificar objetivos, hipóteses e justificativas
AVALIAÇÃO
Pré-testes
Trabalhos realizados em casa ou durante as aulas
Interesse e participação nas aulas
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458065 |
Seminários de Pesquisa II
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde;
Discutir temas relevantes em epidemiologia.
CONTEÚDOS
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse na área de epidemiologia, sendo que as apresentações podem ser oriundas de:
artigos científicos;
projetos de pesquisa;
dissertações e teses;
relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458006 |
Estatística I
Ementa
OBJETIVOS
Introduzir o aluno ao pensamento estatístico, levando-o a perceber a importância e a natureza da variabilidade envolvida nos dados de interesse em epidemiologia e nas estatísticas derivadas de amostras; b) conceituar probabilidades e distribuições de freqüência e de probabilidade em geral, e as distribuições binomial e normal em particular; c) instrumentalizar os alunos em relação a técnicas de sumarização de dados, intervalos de confiança, e testes de hipóteses.
CONTEÚDOS
1. Tipos de variáveis, representação tabular e gráfica, distribuições de freqüência.
2. Medidas de sumarização dos dados e probabilidades.
3. As distribuições binomial e normal. A distribuição das médias amostrais.
4. Testes de hipóteses: formalização e comparação de 2 médias.
5. Intervalos de confiança.
6. Poder e tamanho de amostra.
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458017 |
Orientação de Teses e Dissertações I
Ementa
OBJETIVOS
Supervisionar o aluno em seu trabalho de dissertação ou tese, visando a aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia. Desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458034 |
Estágio de Docência Orientada I
Ementa
OBJETIVOS
Propiciar aos alunos dos cursos de pós-graduação uma experiência de docência sob supervisão de seus orientadores de mestrado ou doutorado. Caberá ao professor orientador identificar o local de estágio que mais condiz com a sua área de pesquisa e do aluno e quais as atividades serão prioritariamente desenvolvidas. Estas atividades devem estar de acordo com a programação específica com a disciplina onde o estágio se desenvolverá e deverão compreender, em algum nível, o preparo e apresentação de aulas teóricas, seminários e também a orientação dos alunos de graduação (ou do ensino médio) em aulas teóricas e com atividades práticas.
Todas as atividades têm por objetivo incentivar o conhecimento em técnicas didáticas e familiarizá-los com outras atividades inerentes à posição de docente.
CONTEÚDOS
De acordo com cada disciplina da graduação ou ensino médio, desde que sejam compatíveis com os conhecimentos adquiridos em epidemiologia e estatística no PPGE.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458124 |
Introdução ao Programa Analítico Stata
Ementa
OBJETIVOS
Permitir aos usuários de Stata utilizar os recursos do programa de uma forma mais eficiente através da aprendizagem de comandos. Explorar alguns dos recursos de Stata para gerenciamento de dados, gerar tabelas e gráficos e realizar análises estatísticos básicos.
CONTEÚDOS
Criação de banco de dados, editar o banco para eliminar erros, anexar documentação
Descrição de variáveis, organização, simplificação
Combinar bancos de dados (“merge” e “append”)
Gerar novas variáveis
Funções e expressões: uso do comando “egen” (gerar padrões, padronização de variáveis, funções para as linhas de uma base de dados)
Mudança da forma dos bancos de dados (colapsar dados, trabalhar com o comando “reshape”)
Trabalhar com datas em Stata
Gráficos em Stata
Tabelas em Stata
Organizar e documentar o trabalho realizado em Stata
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458102 |
Estudos em Ciclo Vital I
Ementa
OBJETIVOS
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
CONTEÚDO
Definição e objetivos de Epidemiologia do Ciclo Vital
NORMAS DA DISCIPLINA
A disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
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17 |
1 |
Optativa |
0458029 |
Epidemiologia II
Ementa
OBJETIVOS
Ao final do curso, os alunos deverão demonstrar conhecimento aprofundado sobre estudos transversais, desde sua implementação até a análise de dados, compreender os processos de confundimento, mediação e modificação de efeito em epidemiologia e entender os principais indicadores de validade e repetibilidade de instrumentos de pesquisa epidemiológica.
CONTEÚDOS
Estudos descritivos
Estudos transversais (delineamento, vieses, implementação e análise)
Fatores de confusão, mediadores e modificadores de efeito
Validade e repetibilidade.
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458114 |
Prática de Pesquisa II
Ementa
OBJETIVO GERAL
Capacitar o aluno a delinear metodologicamente o projeto de pesquisa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Instrumentalizar o aluno para:
1. justificar o uso da metodologia transversal
2. definir operacionalmente o desfecho e as variáveis independentes
3. definir a população alvo de seu projeto
4. calcular o tamanho de amostra
5. definir o processo de amostragem
CONTEÚDOS
1. Justificativa para a escolha do delineamento
2. Definição operacional do desfecho
3. Definição operacional da exposição
4. Definição da população-alvo
5. Critérios de inclusão e exclusão
6. Cálculo do tamanho da amostra
7. Amostragem
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458009 |
Estatística II
Ementa
OBJETIVOS
Habilitar os alunos a fazer análises de dados categóricos através de tabelas de contingência, realizar estratificações para controle de confundimento e identificar interações. Serão introduzidas também técnicas de comparação de múltiplas médias e de avaliação de repetibilidade e confiabilidade.
CONTEÚDOS
1. Tabelas de contingência 2 × 2.
2. Mais sobre análise de tabelas 2 × 2 e tabelas 2 × k.
3. Análise de múltiplas tabelas 2 X 2 . O teste de Mantel-Haenszal
4. Comparação de múltiplas médias: análise de variância.
5. Correlação entre variáveis contínuas.
6. Mais sobre análise de variância: ANOVA de 2 entradas.
7. Repetibilidade e confiabilidade.
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458033 |
Demografia
Ementa
OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno uma visão crítica dos conceitos básicos de demografia aplicada à saúde pública. Identificar fontes de informação úteis sobre população e estatísticas vitais.
Calcular medidas básicas de mudanças populacionais. Identificar os determinantes da dinâmica populacional. Compreender questões contemporâneas críticas relacionadas à dinâmica populacional. Desenvolver a capacidade de pensar o fato epidemiológico desde uma perspectiva de articulação sócio-demográfica e biológica.
CONTEÚDOS
Introdução
Conceitos e características básicas
A saúde-doença como processo demográfico
Demografia e epidemiologia
Fatores estáticos e dinâmicos da população
Medidas demográficas básicas
Determinantes da dinâmica populacional
Transição demográfica
Questões demográficas contemporâneas
Técnicas
Padronização de taxas/coeficientes
Tabelas de sobrevivência/ Tábuas de vida
Censos e Pesquisa por amostragem
Uso de dados secundários: ênfase no SIM e SINASC
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458072 |
Orientação de Teses e Dissertações II
Ementa
OBJETIVOS
Supervisionar o aluno em seu trabalho de dissertação ou tese, visando a aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia. Desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458090 |
Estágio de Docência Orientada II
Ementa
OBJETIVOS
Propiciar aos alunos dos cursos de pós-graduação uma experiência de docência sob supervisão de seus orientadores de mestrado ou doutorado. Caberá ao professor orientador identificar o local de estágio que mais condiz com a sua área de pesquisa e do aluno e quais as atividades serão prioritariamente desenvolvidas. Estas atividades devem estar de acordo com a programação específica com a disciplina onde o estágio se desenvolverá e deverão compreender, em algum nível, o preparo e apresentação de aulas teóricas, seminários e também a orientação dos alunos de graduação (ou do ensino médio) em aulas teóricas e com atividades práticas.
Todas as atividades têm por objetivo incentivar o conhecimento em técnicas didáticas e familiarizá-los com outras atividades inerentes à posição de docente.
CONTEÚDOS
De acordo com cada disciplina da graduação ou ensino médio, desde que sejam compatíveis com os conhecimentos adquiridos em epidemiologia e estatística no PPGE.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458123 |
Ciências Sociais
Ementa
OBJETIVOS
Proporcionar a aplicação de conteúdos de ciências sociais à epidemiologia, através do estudo da determinação social da saúde, da reflexão sobre modelos teóricos, heterogeneidade, desigualdade e iniquidade em saúde.
Discutir o papel dos sistemas, políticas e serviços de saúde na redução das iniqüidades em saúde.
Proporcionar ao aluno uma visão crítica sobre o seu tema de pesquisa, utilizando os fundamentos das Ciências Sociais no desenvolvimento de sua dissertação.
CONTEÚDOS
Ciências sociais aplicadas à epidemiologia;
Determinação social da saúde;
Modelos teóricos;
Heterogeneidade, desigualdade e iniquidade em saúde;
Sistemas, políticas e serviços de saúde e a redução das iniquidades
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458103 |
Estudos em Ciclo Vital II
Ementa
OBJETIVOS
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
CONTEÚDO
Origens da Epidemiologia do Ciclo Vital
NORMAS DA DISCIPLINA
A disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
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17 |
1 |
Optativa |
0458032 |
Epidemiologia III
Ementa
OBJETIVO
Ao final do curso, os alunos deverão demonstrar conhecimento aprofundado sobre estudos de coorte e estudos experimentais em epidemiologia, desde sua implementação até a análise dos dados.
CONTEÚDO
Estudos de coorte (delineamento, vieses, implementação e análise)
Estudos experimentais (delineamento, vieses, implementação e análise)
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458066 |
Seminários de Pesquisa III
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde;
Discutir temas relevantes em epidemiologia.
CONTEÚDOS
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse na área de epidemiologia, sendo que as apresentações podem ser oriundas de:
artigos científicos;
projetos de pesquisa;
dissertações e teses;
relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458115 |
Prática de Pesquisa III
Ementa
OBJETIVOS
Considerando o tema da dissertação, a disciplina objetiva capacitar o aluno para a conclusão do seu projeto, com enfoque no estabelecimento da logística e estratégia para a coleta de dados, elaboração e pré-testagem de instrumentos e manuais de orientação, bancos de dados e organização da equipe do consórcio.
CONTEÚDOS
1. Logística de pesquisa e estratégia de coleta de dados
2. Questões éticas em pesquisa populacional
3. Cronograma do trabalho
4. Instrumentos e manuais
5. Preparação de banco de dados
6. Organização do Consórcio – comissões/equipes
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458118 |
Estatística III
Ementa
OBJETIVOS
O objetivo desta disciplina é familiarizar os alunos com a modelagem estatística no contexto de modelos de regressão linear e logística. Exploraremos os modelos em termos de sua formulação, parâmetros e estimação. Será dada ênfase especial na interpretação dos resultados no contexto da epidemiologia. Discutiremos também como escolher o melhor modelo para cada situação e como fazer uma crítica dos modelos utilizados, em termos da adequação a cada caso e do ajuste estatístico.
CONTEÚDOS
1. Modelos estatísticos. Correlação e regressão linear simples.
2. Regressão logística simples e múltipla no contexto de um estudo transversal. Transformação, parâmetros e interpretação.
3. Regressão logística simples e múltipla no contexto de um estudo caso-controle. Confundimento, interação: paralelo com análise estratificada.
4. Regressão linear múltipla. Análise de estudo transversal com desfecho contínuo e preditores contínuos e categóricos.
5. Estratégias para seleção de variáveis e de ajuste, centralização de variáveis, categorização de variáveis.
6. Como levar em conta o tempo em estudos longitudinais: o modelo Poisson
7. Transformação de variáveis, centralização de variáveis e categorização de variáveis
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458073 |
Orientação de Teses e Dissertações III
Ementa
OBJETIVOS
Supervisionar o aluno em seu trabalho de dissertação ou tese, visando a aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia. Desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458091 |
Estágio de Docência Orientada III
Ementa
OBJETIVOS
Propiciar aos alunos dos cursos de pós-graduação uma experiência de docência sob supervisão de seus orientadores de mestrado ou doutorado. Caberá ao professor orientador identificar o local de estágio que mais condiz com a sua área de pesquisa e do aluno e quais as atividades serão prioritariamente desenvolvidas. Estas atividades devem estar de acordo com a programação específica com a disciplina onde o estágio se desenvolverá e deverão compreender, em algum nível, o preparo e apresentação de aulas teóricas, seminários e também a orientação dos alunos de graduação (ou do ensino médio) em aulas teóricas e com atividades práticas.
Todas as atividades têm por objetivo incentivar o conhecimento em técnicas didáticas e familiarizá-los com outras atividades inerentes à posição de docente.
CONTEÚDOS
De acordo com cada disciplina da graduação ou ensino médio, desde que sejam compatíveis com os conhecimentos adquiridos em epidemiologia e estatística no PPGE.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458104 |
Estudos em Ciclo Vital III
Ementa
OBJETIVOS
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
CONTEÚDO
Modelos conceituais no Ciclo Vital
NORMAS DA DISCIPLINA
A disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
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17 |
1 |
Optativa |
0458067 |
Seminários de Pesquisa IV
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde;
Discutir temas relevantes em epidemiologia.
CONTEÚDOS
Serão apresentados seminários com assuntos de interesse na área de epidemiologia, sendo que as apresentações podem ser oriundas de:
artigos científicos;
projetos de pesquisa;
dissertações e teses;
relatos de participação em encontros, congressos, reuniões e atividades afins, e;
abordagem de temas relevantes por especialistas de destaque.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458023 |
Treinamento de Trabalho de Campo
Ementa
OBJETIVOS
Organizar e implementar o trabalho de campo do consórcio de pesquisa do mestrado do PPGE;
Treinar os mestrandos na condução e supervisão do trabalho de campo referente ao consórcio de pesquisa.
CONTEÚDOS
Supervisão do trabalho de campo;
Realização do controle de qualidade do estudo;
Codificação de questões abertas;
Análise semanal da consistência do banco de dados.
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51 |
3 |
Obrigatória |
0458116 |
Prática de Pesquisa IV
Ementa
OBJETIVOS
Considerando o tema da dissertação, a disciplina objetiva capacitar o aluno para a preparação do trabalho de campo.
CONTEÚDOS
1. Elaboração de um projeto amplo que englobe os projetos individuais de cada mestrando, para submissão ao comitê de ética em pesquisa.
2. Seleção de entrevistadores
3. Treinamento de entrevistadores
4. Realização do estudo piloto
5. Localização da amostra
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136 |
8 |
Obrigatória |
0458074 |
Orientação de Teses e Dissertações IV
Ementa
OBJETIVOS
Supervisionar o aluno em seu trabalho de dissertação ou tese, visando a aplicação adequada e crítica dos conceitos básicos da epidemiologia. Desenvolver a capacidade de planejar, conduzir, analisar e interpretar pesquisa epidemiológica sobre o objeto de estudo selecionado para a dissertação ou tese. Estimular a aplicação destes conceitos em futuros estudos epidemiológicos.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458092 |
Estágio de Docência Orientada IV
Ementa
OBJETIVOS
Propiciar aos alunos dos cursos de pós-graduação uma experiência de docência sob supervisão de seus orientadores de mestrado ou doutorado. Caberá ao professor orientador identificar o local de estágio que mais condiz com a sua área de pesquisa e do aluno e quais as atividades serão prioritariamente desenvolvidas. Estas atividades devem estar de acordo com a programação específica com a disciplina onde o estágio se desenvolverá e deverão compreender, em algum nível, o preparo e apresentação de aulas teóricas, seminários e também a orientação dos alunos de graduação (ou do ensino médio) em aulas teóricas e com atividades práticas.
Todas as atividades têm por objetivo incentivar o conhecimento em técnicas didáticas e familiarizá-los com outras atividades inerentes à posição de docente.
CONTEÚDOS
De acordo com cada disciplina da graduação ou ensino médio, desde que sejam compatíveis com os conhecimentos adquiridos em epidemiologia e estatística no PPGE.
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458101 |
Epidemiologia IV
Ementa
OBJETIVOS
Proporcionar ao aluno conhecimentos avançados sobre temas específicos da Epidemiologia, não cobertos em fases anteriores do Curso..
CONTEÚDOS
Estudos ecológicos
Modelos hierarquizados
Estudo de casos e controles aninhados ("nested")
Análise de sobrevivência
Análise de coortes com base em dados secundários
Modelagem de múltiplos níveis
Quasi experimentações
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51 |
3 |
Obrigatória |
0458119 |
Saúde Pública
Ementa
OBJETIVOS
A disciplina tem como objetivo discutir a trajetória histórica e institucional da saúde pública no Brasil, identificar o seu campo de conhecimento e de atuação e apresentar o estado de arte para as principais causas de adoecimento e morte da população brasileira.
CONTEÚDO
Bases históricas da saúde pública; história da saúde pública na realidade brasileira; saúde pública como campo de conhecimento; indicadores de saúde: usos e implicações em saúde pública; saúde pública nos diferentes tipos de governo: da República Velha a Redemocratização do Brasil; Saúde Pública e transformações demográficas e epidemiológicas; Saúde Pública e doenças transmissíveis e não transmissíveis; Saúde do trabalhador e saúde pública; Saúde pública e saúde da mulher e da criança; Saúde pública e políticas de alimentação e nutrição; SUS: princípios, gestão e modelos de prestação de serviços assistenciais; Interdisciplinaridade no ensino e pesquisa em saúde pública.
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34 |
2 |
Obrigatória |
0458105 |
Estudos em Ciclo Vital IV
Ementa
OBJETIVOS
Aprofundar no estudo dos “processos biológicos, comportamentais e psicossociais que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos e que ligam a saúde do adulto com exposições físicas ou sociais que aconteceram durante a gravidez, infância, adolescência, nas etapas precoces da vida adulta ou através de gerações” (Ben-Shlomo & Kuh, 2002)
Discutir o delineamento, implementação, análise e interpretação de estudos do ciclo vital.
Avaliar criticamente a literatura sobre estudos do ciclo vital.
CONTEÚDO
Exposição e doença no nível intergeracional
NORMAS DA DISCIPLINA
A disciplina é obrigatória com um mínimo de 8 bimestres cursados, para os alunos cujos trabalhos de dissertações ou teses envolvam dados dos estudos de Coortes. Para os demais alunos a disciplina poderá ser frequentada como optativa. Doutorando egresso do mestrado do PPGE, que tenha feito durante o mestrado os 8 bimestres da disciplina fica dispensado durante o doutorado.
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17 |
1 |
Optativa |
0458024 |
Seminário de Pesquisa do Doutorado I
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde.
Participar de discussão sobre temas relevantes para saúde pública e epidemiologia.
CONTEÚDOS
As atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
- artigos científicos;
- projetos de pesquisa;
- estudos concluídos ou em andamento;
- relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho e,
- temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de saúde pública e epidemiologia.
AVALIAÇÃO
Será de acordo com a presença:
Conceito A – nenhuma falta
Conceito B – 1 falta
Conceito C – 2 faltas
Conceito D – reprovado
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458079 |
Seminário de Pesquisa do Doutorado II
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde.
Participar de discussão sobre temas relevantes para saúde pública e epidemiologia.
CONTEÚDOS
As atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
- artigos científicos;
- projetos de pesquisa;
- estudos concluídos ou em andamento;
- relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho e,
- temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de saúde pública e epidemiologia.
AVALIAÇÃO
Será de acordo com a presença:
Conceito A – nenhuma falta
Conceito B – 1 falta
Conceito C – 2 faltas
Conceito D – reprovado
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458080 |
Seminário de Pesquisa do Doutorado III
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde.
Participar de discussão sobre temas relevantes para saúde pública e epidemiologia.
CONTEÚDOS
As atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
- artigos científicos;
- projetos de pesquisa;
- estudos concluídos ou em andamento;
- relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho e,
- temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de saúde pública e epidemiologia.
AVALIAÇÃO
Será de acordo com a presença:
Conceito A – nenhuma falta
Conceito B – 1 falta
Conceito C – 2 faltas
Conceito D – reprovado
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17 |
1 |
Obrigatória |
0458081 |
Seminário de Pesquisa do Doutorado IV
Ementa
OBJETIVOS
Avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde.
Participar de discussão sobre temas relevantes para saúde pública e epidemiologia.
CONTEÚDOS
As atividades a serem desenvolvidas serão programadas a cada bimestre e constarão de apresentações e discussões de:
- artigos científicos;
- projetos de pesquisa;
- estudos concluídos ou em andamento;
- relato de participações em encontros, congressos, grupos de trabalho e,
- temas relevantes abordados por especialistas de destaque nas áreas de saúde pública e epidemiologia.
AVALIAÇÃO
Será de acordo com a presença:
Conceito A – nenhuma falta
Conceito B – 1 falta
Conceito C – 2 faltas
Conceito D – reprovado
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17 |
1 |
Obrigatória |
D001115 |
Métodos de Análise de Dados em Saúde I
Ementa
OBJETIVOS:
Este curso é composto de 7 aulas teórico-práticas, com 1 avaliação, em período concentrado de uma semana, correspondentes aos conteúdos abordados. As aulas têm duração variando de 90 a 120 minutos, com aplicação de pré-teste sobre o material indicado para leitura. As aulas práticas têm a mesma duração estimada. Este curso tem por objetivos principais: a) introduzir o aluno ao pensamento estatístico; b) conceituar probabilidades e distribuições de frequência; c) instrumentalizar os alunos em relação a técnicas de sumarização de dados, intervalos de confiança e teste de hipóstes.
CONTEÚDOS:
Introdução a bioestatística e estatística descritiva;
Distribuição normal e binomial;
Medidas de sumarização e probabilidade;
Intervalo de confiança e teste de hipóteses;
Comparação de médias (teste t e ANOVA);
Comparação de proporções (teste chi-quadrado e exato de Fischer);
Tabelas 2 x 2 e 2 x K;
Prova 1.
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34 |
2 |
Optativa |