Facebook

Doutorado

O Doutorado em Epidemiologia da UFPel tem o objetivo de formar pesquisadores aptos a realizar trabalhos inovadores que contribuam para o avanço do conhecimento científico da área. Para isso, tem sido exigido que a tese seja oriunda de pesquisa científica em que o doutorando tenha participado de maneira efetiva durante o curso.

Os alunos têm à disposição os dados de um dos maiores bancos de dados de coortes de nascimento do mundo para que possam investigar temas inéditos de seu interesse. Além disso, mantêm contato direto com o corpo docente do curso, que é formado pelos pesquisadores experientes em estudos epidemiológicos do país e com forte expressão nacional e internacional.

Os doutorandos interagem também com os alunos do mestrado e da graduação por meio de monitorias e através do Programa de Docência Orientada, criado pela Capes. O curso incentiva a produção e a publicação de artigos científicos nas principais revistas da área. A maioria dos alunos tem publicado seus trabalhos em revistas de alto prestígio, como por exemplo American Journal of Public Health, International Journal of Epidemiology e PlosOne. O curso também estimula a participação dos alunos no programa de doutorado sanduíche, que se baseia no estágio em outras universidades do país e do exterior.

Frequentemente, egressos do Doutorado em Epidemiologia da UFPel são aprovados em concursos públicos para docentes de universidades federais. Há casos recentes em que formandos se tornaram coordenadores de outros cursos de pós-graduação e outros estão vinculados à Organização Mundial da Saúde.

Público-Alvo

Alunos egressos do mestrado do PPG em Epidemiologia da UFPel e mestres formados em outras instituições nas áreas da saúde ou outras áreas afins. O Curso já formou profissionais da Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Serviço Social, Medicina Veterinária, Educação Física, Psicologia, Estatística, Engenharia, Biologia e Farmácia. As escolhas do tema da pesquisa e das disciplinas eletivas podem ser feitas de acordo com o interesse e a afinidade de cada aluno.

Título e Classificação

Título: Doutor em Epidemiologia Classificação: conceito 7 da Capes - nível máximo em Saúde Pública no Brasil e nível de excelência no padrão internacional.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas