Facebook

Docentes

Flávio Fernando Demarco

Name: Flávio Fernando Demarco

E-mail: ffdemarco@gmail.com

Bachelor’s Degree in Odontology (UFPel, RS, Brazil), PhD in Odontology (University of São Paulo, SP, Brazil), Postdoc at University of Michigan (USA).


University graduate:Odontology. UFPel, 1989. Master:

Doctorate
Odontology (Dentistry). University of São Paulo, 1998. “Avaliação da biocompatibilidade de dois sistemas adesivos: estudo da resposta a à aplicação direta em polpas humanas e da citotoxicidade em cultura de células”. Advisor: Edmir Matson.

Postdoctoral research: Área Bioengenharia do tecido pulpar a partir de células tronco. University of Michigan, 2008.



Themes of interest:
Oral Epidemiology
Laboratory evaluation of dental materials
Clinic evaluation of materials used at dental clinic
Nanobiotechnology
Tissue bioengineering in odontology


Projects in progress:
1.Data collection about oral health in 8-12-year-old students at Pelotas, RS, Brazil.
2.Development of a nanostructed compounds for using in biological process in the health area.
3.Effect of different scaffolds in differentiation of dental pulp stem cells in odontoblasts: in vitro and in vivo studies.
4.Clinic evaluation of efficiency and adverse effects of different dental clearance treatments.
5.Evaluation of oral health conditions in the participants of the 1982, 1993 and 2004 birth cohorts of Pelotas, RS, Brazil.
6.Clinic evaluation of different materials used for restoring anterior and posterior teeth.
7.Evaluation of mechanic-physical, chemical and biological features of different dental materials


Orientações em andamento Mestrado:
Prevalência de quedas e fatores associados em idosos em Pelotas-RS. Início: 2013. Camila Garcez Ribeiro.

Dor dental: prevalência e fatores associados em escolares de 8 a 12 anos em Pelotas - RS. Início: 2012. Helena Schuch (Co-orientador)


Orientações em andamento Doutorado:
Relação entre experiência de cárie nos país e a ocorrência de cárie nos filhos. Início: 2012. Gustavo Nascimento.

Influencia de características de Depressão/ansiedade das mães em relação ao desenvolvimento de cárie nos seus filhos/. Início: 2012. Gabriela dos Santos Pinto.

Prevalência de erosão em escolares de 8 a 12 anos: fatores associados. Mabel Miluska Suca Salas.

Conhecimentos e atitudes de cirurgiões-dentistas Paraguaios em relação a procedimentos restauradores. Maria Raquel Fernandez Morinigo.

Satisfação dos adolescentes com a aparência dental: impacto das medidas dentárias, cor dental e uso de aparelho ortodôntico. Gregori Franco Boeira.

Traumatismo dentário anterior em escolares de 7 a 12 anos: prevalência, fatores associados e consequências. Marília Leão Goettems.

Defeitos de Desenvolvimento de Esmalte: prevalência em escolares, impacto na qualidade de vida e fatores associados, em Pelotas, RS, Brasil. Fabiana Vargas Ferreira.

Desenvolvimento de um capeador pulpar nanoestruturado com capacidade de indução biológica. Marcus Cristian Conde.

Avaliação clínica de restaurações de resina composta em dentes posteriores. Rudimar Baldissera.

Determinantes do ciclo vital na falha de restauraçoes em dentes posteriores aos 24 anos: estudo de coorte. Marcos Britto Correa.

Orientações concludas
Mestrado
Prevalência de uso de moto pro adultos de Pelotas e ocorrência de acidentes. Início: 2011. Lenise Menezes Seering.

Caracterização físico-mecânica e biológica de cimentos experimentais a base de MTA para capeamento pulpar. 2011. Raquel Venâncio Fernandes Dantas.

Prevalência de dor dental e fatores associados em crianças de 5 anos: estudo transversal aninhado na coorte de nascidos vivos em Pelotas, RS, em 2004. 2011. Gregori Franco Boeira.

Obtenção de RNA odontoblástico de alta qualidade após o armazenamento de dentes em diferentes condições de temperatura. 2010. Marcus Conde.

Uso e necessidade de prótese dentário aos 24 anos numa coorte de nascimentos: prevalência e fatores associados. 2009. Marcos Correa.

Efeito do condicionamento ácido adicional na resistência de união e módulo de Weibull de sistemas adesivos aplicados em dentina sadia e afetada por cárie. 2007. Cesar Henrique Zanchi.

Desenvolvimento e caracterização de propriedades mecânicas de novo sistema adesivo experimental autocondicionante. 2007. Giana Silveira Lima.

Efeito das técnicas de polimento e tempo na rugosidade superficial, dureza e microinfiltração de restaurações de resina composta após um ano de armazenagem. 2006. Daniela Venturini.

Validação e reprodutibilidade da análise subjetiva no diagnóstico da cor dentaria. 2006. Sônia Saeger Meireles.

Síntese do 2,3-epitiopropil metacrilato e seu uso no desenvolvimento de um adesivo odontológico. 2006. Fabrico Auro Ogliari.

Vedamento apical e adaptação marginal de materiais utilizados em retrobturações: estudo in vitro. 2005. Aline Tempel da Costa.

caracterização da cerâmica in-ceram zircônia e resistência adesiva a microtração à resina composta. 2005. Tiago Aurélio Donassollo.

Avaliação da resistência flexural, módulo de elasticidade e da microinfiltração de inlays confeccionados com dois cerômeros. 2004. Rita de Cássia Duquia.

Avaliação da resposta pulpar ao capeamento direto com hidróxido de cálcio, utilizando-se diferentes agentes hemostáticos. 2004. Adriana Fernandes da Silva.

Avaliação clínica e in vitro de restaurações de resina composta em dentes posteriores utilizando diferentes sistemas de matriz. 2004. Maximiliano Sérgio Cenci.

Avaliação da expressão de componentes da matriz extracelular(fibronectina e tenascina) após capeamento direto com hidróxido de cálcio em polpas humanas. 2002. Evandro Piva.

Variáveis associadas com o sucesso de restaurações de resina composta: avaliação de 3 anos. 2002. Flávio Renato Reis de Moura.

Avaliação histológica da resposta à aplicação direta de um sistema adesivo auto-condicionante em polpas humanas usando hipoclorito de sódio como agente hemostático. 2002. Raquel Viegas Elias.

Efeito do emprego do ribbond com materiais resinosos: estudos in vivo e in vitro. 2002. Edno Moacir Piovesan.

Avaliação da microdurometria, dosagem de cálcio e morfologia do esmalte dental humano submetido ao peróxido de carbamida a 10%. 2000. Lídia Morales Justino.

Avaliação da qualidade das restaurações de amálgama: fatores influentes. 2000. Elenita Formolo.

Avaliação da microinfiltração marginal em cavidades classe II com margens em cemento, utilizando-se diferentes materiais e técnicas restauradoras. 2000. Oscar Luís Vasquez Ramos.

Avaliação da microinfiltração e resistência à tração de diferentes cimentos resinosos. 2000. Cristiane Soares Mota.

Avaliação in vitro da capacidade de selamento de 4 diferentes materiais utilizados em obturações retrógradas na presença ou ausência de contaminação com sangue. 2000. Jáder Mesquita de Freitas.

Avaliação clinico e radiográfica de uma técnica de pulpotomia realizada com injeção de solução anestésica intrapulpar. 1998. Luciene dos Santos Teixeira.

Doutorado
Traumatismo dentário em escolares de 8 a 12 anos do município de Pelotas/RS. 2012. Marília Leão Goettems.

Determinantes do ciclo vital na falha de restaurações em dentes posteriores aos 24 anos: estudo de coorte. 2011. Marcos Britto Correa.

Desenvolvimento de sistemas adesivos empregando monômeros surfactantes como alternativa ao HEMA. 2010 Cezar Henrique Zanchi.

Avaliação clínica de restaurações e de reparos em restaurações de resina composta em dentes anteriores e posteriores. 2009. Tiago Aurélio Donassollo.

Avaliação da correlação entre tamanho dos gaps de restaurações dentais e formação da cárie secundária Estudo in situ. 2009. Renata Pereira de Sousa Barbosa.

Ensaio clínico randomizado comparando duas concentrações de peroxido de carbamida agente utilizadas no sistema de clareamento dental caseiro. 2008. Sonia Saeger Meireles.

Avaliação da influência do bisel, do envelhecimento e do tipo de restauração na resistência à fratura de pré-molares humanos. 2006. Fábio Herrmann Coelho de Sousa.

Traumatismo dental em incisivos e necessidade de tratamento numa coorte de nascimentos aos 12 anos de idade. 2006. Fábio Garcia Lima. Supervisão de Pós-doutorado
Fábio Garcia Lima. 2012

Fernanda Voltarelli. 2011

Cezar Henrique Zanchi. 2011

Rodrigo Varella de Carvalho. 2009


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas