Centro de Epidemiologia Ufpel || Pesquisas Epidemiológicas
Facebook

Linhas de pesquisa

Epidemiologia dos Serviços de Saúde

Esta área tem como foco o uso da epidemiologia no processo de tomada de decisões nos serviços de saúde. Avalia os serviços, políticas e programas de saúde, sob as perspectivas de utilização, cobertura, resultados e impacto.

  • Acesso e utilização de serviços de saúde
    Esta linha investiga o acesso, a utilização, a qualidade dos serviços oferecidos à população, o resultado alcançado sobre a saúde dos usuários e da comunidade, a satisfação dos usuários com o cuidado recebido, bem como a satisfação dos profissionais de saúde com o cuidado oferecido e os resultados de saúde alcançados.
    Docentes: Anaclaudia Fassa, Elaine Tomasi, Iná Santos, Luiz Augusto Facchini, Mariângela Silveira, Bruno Pereira Nunes e Inácio Crochemore Mohnsam da Silva.

  • Avaliação de políticas e programas de saúde
    Esta linha inclui a avaliação da adequação conceitual de políticas e programas de saúde, do grau de implementação de políticas e programas de saúde, e da eficácia e efetividade de programas de saúde, por meio de indicadores de oferta, utilização, cobertura e impacto.
    Docentes: Andréa Dâmaso, Elaine Tomasi, Iná Santos, Joseph Murray, Luiz Augusto Facchini, Mariângela Silveira, Pedro Hallal e Inácio Crochemore Mohnsam da Silva.

  • Farmacoepidemiologia
    Esta linha de pesquisa utiliza os métodos epidemiológicos para avaliar a utilização, a adequação do uso, adesão ao tratamento, custos e gastos, oferta, acesso, segurança, os cuidados e o risco-benefício no uso de medicamentos.
    Docentes: Anaclaudia Fassa e Andréa Dâmaso.


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas