Facebook

Estudos

Pesquisas

Centro Internacional para Análises e Monitoramento de Equidade em Saúde e Nutrição

Pesquisadores do CPE são os responsáveis por realizar e assessorar pesquisas e análises epidemiológicas sobre aspectos específicos de desigualdades em saúde no Brasil e no exterior. O trabalho está sendo realizado por meio do Centro Internacional para Análises e Monitoramento de Equidade em Saúde e Nutrição, formado por diversas agências internacionais (OMS, UNICEF, UNFPA), por agências bilaterais de fomento ao desenvolvimento e por organizações não-governamentais e acadêmicas, incluindo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que foi uma das instituições fundadoras da iniciativa em 2005.
 

Entre as principais atividades do Centro destacam-se:

  • Assessorar o Ministério da Saúde na avaliação das desigualdades em saúde e na criação de medidas para sua redução. 
  • Atuar como Centro Internacional de Referência do Observatório Global de Saúde da OMS. Essa tarefa inclui realizar tabulações periódicas de inquéritos de saúde realizados em todo o mundo para evidenciar e monitorar desigualdades em saúde.    
  • Atuar como Centro Colaborador da Iniciativa Contagem regressiva para 2015: Monitorando o progresso em saúde /materna, neonatal e infantil, produzindo relatórios sobre desigualdades socioeconômicas, étnicas, urbano/rurais e de gênero para 68 países com altos níveis de mortalidade, incluindo o Brasil.

 


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas