Facebook

Sala de Imprensa

21/11/2014

Defesa de dissertação “Dependência do idoso relacionada às atividades de compra, preparo e ingestão de alimentos: um estudo de base populacional”

Aluno: Isabel Oliveira Bierhals

Local: Auditório A

Data: 24/11/2014

Hora: 14:00

Orientador: Cecília Assunção

Banca: Silvana Orlandi (UFPel-Nutr.)  e Fernando Wehrmeister

 

Pesquisa avalia dependência dos idosos de pelotas para comprar, preparar e ingerir seus alimentos

 

Em todo o mundo, o número de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente do que o número de pessoas de qualquer outra faixa etária. Como consequência desta nova característica demográfica, doenças e condições próprias do envelhecimento passaram a ganhar maior expressão, uma vez que são capazes de gerar um processo incapacitante. Algumas incapacidades específicas, como por exemplo, para comprar e preparar alimentos e a incapacidade para alimentar-se sozinho, podem afetar diretamente o estado nutricional da pessoa idosa, principalmente por alterar os padrões das refeições e ingestão de nutrientes podendo levar à deficiência nutricional.

Com o objetivo de conhecer a dependência dos idosos de Pelotas, RS para comprar, preparar e ingerir alimentos, a nutricionista Isabel Oliveira Bierhals realizou uma pesquisa dentro do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFPel, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Formoso Assunção e da Mestre Fernanda de Oliveira Meller. A pesquisa foi realizada de fevereiro a julho de 2014 e incluiu 1.451 idosos com 60 anos ou mais de idade, residentes na zona urbana da cidade. A pesquisa não incluiu idosos que vivem em casas geriátricas.

O estudo mostrou que um em cada cinco idosos de Pelotas precisa de algum tipo de ajuda para as atividades relacionadas à alimentação. E que, do total de idosos que referiu precisar de algum tipo de ajuda, menos de um quinto desses paga a pessoa que o(a) ajuda. Ainda, verificou-se que o cuidado se dá, em sua maioria, pelos filhos ou enteados.

A dependência mais frequente foi para a atividade de comprar alimentos, seguida da dependência para preparar uma refeição. Cerca de 2,0% dos idosos necessitam de ajuda para comer.

Diante desses resultados, salienta-se que o cuidador tem uma responsabilidade importante sobre a manutenção da saúde e bem-estar da pessoa idosa. Além disso, faz-se necessário que este saiba como proceder no cuidado ao idoso que depende do seu cuidado para as atividades relacionadas à alimentação, como forma de evitar, dentro do possível, que o idoso chegue a um estado nutricional deficitário, possível consequência deste tipo de incapacidade. 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas