Facebook

Sala de Imprensa

21/11/2014

Defesa de dissertação “Falta de Acesso e Utilização de Serviços de Saúde Bucal por Idosos de Pelotas”

Aluno: Giordano Santana Sória

Local: Auditório B

Data: 24/11/2014

Hora: 14:30

Orientador: Luiz A. Facchini

Banca: Alexandre Emídio Silva e Elaine Tomasi

 

Os idosos possuem acesso à consulta com dentista na cidade de pelotas?

O acesso aos serviços de saúde traz consequências benéficas à saúde das populações, principalmente para a população idosa. Em relação à saúde bucal, os idosos apresentam-se como um grupo importante devido à histórica falta de atenção das políticas públicas para esse grupo etário.

Nos últimos 10 anos houve um aumento considerável de recursos públicos e particulares na rede de saúde odontológica de Pelotas. A contratação de mais dentistas pela prefeitura, além da criação das chamadas “clínicas populares” (com custo menor para o usuário) pode ter possibilitado o aumento do acesso principalmente para a população com menor poder aquisitivo. O acesso e utilização de serviços odontológicos por idosos de Pelotas foram avaliados em um estudo realizado entre janeiro e julho de 2014, conduzido pelo dentista Giordano Sória, mestrando do Programa de Pós Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Augusto Facchini.

A investigação avaliou o número de idosos que buscaram e conseguiram ser atendidos além do número de idosos que ficaram sem atendimento de saúde bucal após buscarem serviços de saúde. Foram entrevistados 1451 indivíduos de 60 anos ou mais de ambos os sexos sendo que, aproximadamente, 40% dos idosos consultaram com dentista no último ano, e apenas 2% de quem buscou atendimento, não conseguiu ser atendido. Além disso, os resultados sugerem que idosos mais jovens e mais escolarizados consultaram mais com o dentista. A classe econômica dos idosos não influenciou a utilização dos serviços odontológicos diferente de outros trabalhos feitos no Brasil. Dessa forma, o aumento da rede verificado nos últimos anos na cidade, seja com políticas públicas ou com o ingresso de clínicas particulares mais acessíveis, sugere melhorias no acesso aos serviços de saúde bucal para a população idosa, principalmente entre os mais pobres.




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas