Facebook

Sala de Imprensa

05/05/2016

Coorte 1993: Mais de 3,2 mil jovens já participaram do acompanhamento de 22-23 anos

Cerca de 700 ainda são aguardados para a conclusão desta etapa 

A pesquisa que acompanha a saúde de todos os jovens nascidos em 1993 na cidade de Pelotas está na reta final da atual avaliação dos participantes, que completam 23 anos em 2016.

Os jovens respondem a perguntas sobre saúde e comportamento e realizam uma série de exames de avaliação completa da composição corporal, pressão arterial, capacidade pulmonar,  entre outros.

Equipamentos de alta precisão, como o BodPod e o Dexa, revelam as porcentagens de gordura corporal, músculos e massa óssea do corpo. Os participantes recebem os resultados da avaliação corporal logo após a realização dos exames, indicando se os níveis estão normais, abaixo ou acima do recomendado para altura, idade e sexo. “É uma oportunidade rara de fazer exames que são caros. Muitos não estão disponíveis em Pelotas”, explica uma das líderes do estudo, a pesquisadora Ana Menezes.

A participação de cada um é muito importante para que os resultados finais mostrem a realidade e possam se revertidos em benefícios para a população. Por isso, estamos entrando em contato com os participantes para saber como podemos atendê-los melhor”, complementa a nutricionista e coordenadora do trabalho de campo, Fernanda Mendonça. 

As alternativas de apoio incluem: 

- atestado: para justificativa de dispensa do trabalho ou escola;  
- transporte: uma van  está disponível para trazer o participante à clínica com retorno de volta à residência ou ao trabalho;
- atendimento à noite, aos sábados e domingos
- ajuda de custo: auxílio financeiro para cobrir despesas com a participação na pesquisa; 

Se houver outro problema impossibilitando a vinda ao Centro de Pesquisas, o participante pode entrar em contato diretamente com a coordenadora do estudo. O telefone para sugestões e/ou reclamações é 3284-1300 (ramal 362), de segunda-feira à sexta-feira, das 8h00 às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h - são aceitas ligações a cobrar.

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas