Facebook

Sala de Imprensa

21/10/2016

Centro de Equidade capacita países para monitoramento de desigualdades em saúde ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU

 

 Pesquisadores do Centro Internacional de Equidade em Saúde, da Universidade Federal de Pelotas, conduzem o workshop Measuring Inequalities in Coverage of Reproductive, Maternal, Newborn and Child Health Interventions, que ocorre de 18 a 22 de outubro, na Universidade de Antioquia, em Medelín, na Colômbia.

O curso integra a agenda de capacitação e apoio em pesquisa do consórcio internacional Countdown to 2030, que reúne governos, agências internacionais de saúde e instituições científicas para monitorar o progresso das nações em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, nas áreas de saúde da mulher, do recém-nascido, da criança e do adolescente.

Uma das estratégias do Countdown to 2030 é estabelecer centros regionais de capacitação de países de baixa e média rendas em áreas de pesquisa prioritárias, como a medição e o monitoramento de desigualdades em intervenções nas áreas de saúde reprodutiva, materna, infantil e do recém-nascido.

O Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel é o primeiro centro de capacitação ligado ao projeto da ONU e inicia a série de trabalho com os países da América Latina, Caribe e África lusófona. 

O curso em Medelín é voltado a gestores de serviços de saúde, representantes de órgãos governamentais e pesquisadores, oriundos de agências estaduais ou federais de saúde, organizações internacionais e instituições acadêmicas de onze países - Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Nicarágua, Peru e Panamá. 

 Os pesquisadores Cesar Victora, Aluisio Barros, Maria Clara Restrepo, Fernado Wehrmeister e Leonardo Ferreira, do Centro de Equidade, coordenam a oficina, com apoio de profissionais da Organização Pan-Americana de Saúde, do Unicef e da Universidade Peruana Cayetano Heredía.

O curso inclui palestras, sessões práticas e grupos de discussão, que promovem a capacitação por meio de trabalhos com exemplos concretos e análises de dados dos países em estudos de âmbito nacional e regional. A primeira parte do programa aborda os fundamentos sobre cobertura de intervenções em saúde reprodutiva, materna, infantil e do recém-nascido, incluindo fontes de dados e aspectos estatísticos de análise de pesquisas.  A segunda parte cobre as questões relacionadas à equidade: como entender, definir e medir as desigualdades em saúde, apontando dimensões do problema e indicadores-chave para o cálculo de disparidades.

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas