Facebook

Sala de Imprensa

05/04/2017

Em aula inaugural, Ulf Ekelund reforça importância da atividade física frente aos estilos de vida mais sedentários

 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas realizou nesta terça-feira (4), às 14h, aula inaugural com a participação do professor da Escola Norueguesa de Ciências do Esporte e da Escola de Medicina Clínica da Universidade de Cambridge, Ulf Ukelund.

  Ukelund proferiu a palestra intitulada “Is sitting the new smoking?”, que discutiu a associação entre prática de atividade física, comportamento sedentário e risco de mortalidade. Com apresentação de resultados de estudos recentes, o pesquisador destacou a importância da prática de atividade física para minimizar e até mesmo reverter os prejuízos para a saúde associados aos estilos de vida mais sedentários em nível mundial.  

  Em estudo liderado por Ukelund, os pesquisadores apontam que o aumento do risco de morte associado a ficar oito horas sentado por dia é completamente eliminado em pessoas que praticam pelo menos uma hora de exercícios físicos diariamente. Os resultados foram publicados em edição de julho de 2016 da revista The Lancet.  

  “A mensagem principal de nosso estudo talvez seja ‘sente menos e pratique o quanto puder de atividades físicas – quanto mais, melhor’. Quem trabalha em escritório precisa passar grande parte do dia sentado, é inevitável. Nesses casos, nunca é demais reforçar a importância do exercício: dar uma caminhada na hora do almoço, ir de bicicleta para o trabalho. O ideal é fazer uma hora de atividade física por dia, mas se isso não for possível, fazer algum exercício diário já ajuda a reduzir os riscos”, disse Ukelund.  

  A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem 150 minutos de atividades físicas por semana, o que equivale a 30 minutos de atividade por dia. “Esse parâmetro fica abaixo do que nosso estudo indica para quem passa longos períodos por dia sentado. Está prevista uma revisão das recomendações de atividade física pela OMS – deve haver alguma combinação entre prática de atividade física e tempo sentado”, adiantou o pesquisador.  

  Ulf Ekelund cursou doutoramento no Karolinska Institutet, em Estocolmo, Suécia, em 2002. Desde 2003, atua na Unidade de Epidemiologia do Medical Research Council na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde conduziu programa de investigação em epidemiologia da atividade física entre 2006 e 2012. Atualmente, é professor de Atividade Física e Saúde na Escola Norueguesa de Ciências do Esporte e pesquisador visitante da Universidade de Cambridge.  




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas