Facebook

Sala de Imprensa

12/12/2017

PPGE recebe Prêmio CAPES de Tese 2017 em Brasília

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE) recebeu, nesta quinta-feira (7), o Prêmio CAPES de Tese – Edição 2017 na área de Saúde Coletiva, em cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções de Brasília, Distrito Federal.

O prêmio é concedido às melhores teses de doutorado defendidas nos cursos de pós-graduação do país em cada uma das 49 áreas do conhecimento reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). A edição de 2017 premiu as teses defendidas ao longo do ano de 2016.

O PPGE recebeu a distinção, na área de Saúde Coletiva, pela tese “Adiponectina: Relação com a distribuição de gordura corporal e influência sobre o risco de doenças cardiovasculares”, desenvolvida pela nutricionista Maria Carolina Borges, sob orientação do docente do PPGE, Aluísio Jardim Dornellas Barros. O trabalho contou ainda com a contribuição de pesquisadores da University College of London, Universidade de Cambridge e Universidade de Bristol.
 

Esta é a terceira vez que uma tese do PPGE recebe a premiação.

Em 2010, o então acadêmico de doutorado do PPGE, David González Chica, obteve o prêmio com a tese “Efeito de condições sócio-demográficas e do crescimento precoce sobre a obesidade abdominal em adultos jovens: Resultados da Coorte de 1982”.

Em 2013, foi a vez de Maria Clara Restrepo Méndez receber a distinção pela tese “Maternidade na Adolescência: Efeitos em curto e longo prazo sobre a saúde e o capital humano dos filhos Coortes de Nascimentos de Pelotas, RS - 1982, 1993 e 2004”.

Ambos os trabalhos foram desenvolvidos nas Coortes de Nascimentos de Pelotas, sob orientação do professor emérito da UFPel, Cesar Victora.
 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas