Facebook

Sala de Imprensa

04/09/2018

Fundação Bill & Melinda Gates visita o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel

Foto: Humberto Schumacher da Gama Jr


 

 

Especialistas em nutrição e saúde materno-infantil da Fundação Bill & Melinda Gates visitaram a sede do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, nos dias 30 e 31 de agosto, para participar de uma série de reuniões com o grupo de pesquisa liderado pelo epidemiologista Cesar Victora.

Os representantes da fundação, Sindura Ganapathi e Parul Christian, conheceram a clínica de exames do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, no início da tarde de quinta-feira. Em reunião, os visitantes assistiram a apresentações e discutiram temas sobre o Estudo de Coortes de Nascimentos de Pelotas – que acompanha aproximadamente 20 mil crianças desde o nascimento, na zona urbana do município, nos anos de 1982, 1993, 2004 e 2015.

Os pesquisadores conversaram sobre desafios na área de saúde da gestante e da criança em países de baixa e média renda, tema de interesse de ambas as instituições, a fim de avançar a parceria do Centro de Pesquisas Epidemiológicas com a Fundação Bill & Melinda Gates.

Fotos: Humberto Schumacher da Gama Jr

O grupo norte-americano recentemente aprovou um financiamento de projeto que tem como pesquisador principal o professor Aluisio  Barros, do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel, além de manter recursos, junto com o CNPq e Ministério da Saúde, para o estudo sobre o sono infantil, coordenado pela professora Iná Santos.

Na manhã de sexta-feira, o grupo se reuniu para fechamento das discussões. Na composição da agenda, os especialistas haviam solicitado a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde do município. À tarde, Ganaphati e Christian foram recebidos pela docente da UFPel, Maria Aurora Chrestani, na Unidade Básica de Saúde Centro Social Urbano do Areal, que está ligada ao Departamento de Medicina Social da UFPel.  

Sindura Ganapathi é analista de projetos da Fundação Bill e Melinda Gates, onde gerencia projetos de financiamento na área de saúde materno-infantil com foco sobre soluções para problemas de saúde na gestação e primeira infância nos países em desenvolvimento. 

Parul Christian dedica-se a pesquisas sobre como a nutrição pode influenciar a saúde materno-infantil e a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças em países de baixa renda. O interesse principal dessas pesquisas dirige-se ao impacto da deficiência de micronutrientes sobre o crescimento fetal e a saúde, o crescimento e o desenvolvimento do recém-nascido.

 

 

 

 




Fonte: Assessoria de Comunicação





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas