Facebook

Sala de Imprensa

29/11/2018

GloboNews Especial traz matéria sobre cesarianas, com a colaboração de estudos do CPE

Estudos realizados com participação do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas serão tema de reportagem sobre cesarianas no programa GloboNews Especial, que será veiculado no próximo domingo (2), às 20h30, no canal GloboNews.

A equipe de reportagem utilizou como base publicações científicas do grupo de pesquisas da UFPel.   Publicado em agosto no BMJ (British Medical Journal), o artigo Caesarean sections and the prevalence of preterm and early-term births in Brazil: secondary analyses of national birth registration, de autoria do professor Fernando Barros e participação do professor Cesar Victora, avalia a relação entre cesarianas e nascimentos prematuros ou a termo precoce no Brasil.   

O estudo mostra que o excesso de cesarianas no país está diretamente associado a um aumento de nascimentos de crianças com idade gestacional entre 37-38 semanas, assim como a um aumento, também, de recém-nascidos pré-termo (<37 semanas), embora, neste último grupo, um grande número de casos se deva a fatores de risco - como fumo, infecções, pré-eclampsia - que acometem principalmente mulheres em desvantagem social.   

 

Uma série da revista The Lancet com a colaboração dos professores Fernando Barros e Aluísio Barros, traz um olhar global sobre o tema, destacando o crescimento das taxas do parto cirúrgico, que dobraram em nível mundial desde os anos 2000, e as consequências a curto e longo prazo sobre a saúde de mães e crianças.  




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas