Facebook

Sala de Imprensa

18/01/2019

Dissertação investiga sintomas respiratórios e asma entre universitários da UFPel

Título: Avaliação do controle da asma em universitários no Sul do Brasil

Banca: Bruno Nunes e Fernando Wehrmeister

Orientador: Ana Menezes

Data: 22/01/2019

Local: Auditório Prédio B

Hora:14h30
Apresentador: Fernanda Barros Prieto

 

Pesquisa investiga controle da asma e sintomas respiratórios em universitários da UFPel

De novembro de 2017 a julho de 2018 foi realizada uma pesquisa com os alunos da UFPel, que envolveu 1.865 estudantes de 80 cursos de graduação. Os estudantes responderam um questionário que buscou contemplar informações relativas à saúde sob diversos aspectos, sendo um dos assuntos abordados o nível de controle da asma. A asma é uma doença respiratória muito frequente no nosso meio, sem cura, sendo o principal objetivo do tratamento manter o controle dos sintomas. Os universitários preencheram um teste que estima o nível de controle da doença através de perguntas sobre utilização dos medicamentos, sintomas de falta de ar e prejuízo nas atividades do dia-a-dia. Este teste foi respondido por aqueles que relataram chiado no peito no último ano, que é o principal sintoma de asma na faixa etária estudada.

As responsáveis por essa parte da pesquisa foram a fisioterapeuta Fernanda Barros Prieto, mestranda e autora da dissertação sobre o tema desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel, sob a orientação da médica pneumologista Dra. Ana Maria Baptista Menezes.

Durante a pesquisa, 23% dos entrevistados afirmaram que alguma vez na vida receberam diagnóstico médico de asma e 19% relataram chiado no peito no último ano. Entre os que relataram chiado no peito, 14% apresentaram asma não controlada conforme o teste aplicado, sendo observada maior prevalência entre as mulheres, indivíduos com 24 anos ou mais e pertencentes às classes de menor renda (D e E).

Os universitários que fumam mais de dez cigarros por dia e que fazem uso nocivo de bebida alcoólica foram os que mais relataram chiado no peito no último ano. Acredita-se que isto ocorra porque aqueles que fumam mais, geralmente são os que fazem uso abusivo de álcool e, por consequência, têm menor cuidado com a saúde.

As pesquisadoras destacam que o estudo teve a oportunidade de abranger jovens adultos vindos de diversas localidades do país, permitindo um panorama geral sobre asma/chiado e controle da doença nessa faixa etária. Apesar da existência de tratamentos para o adequado controle da asma, 14% dos estudantes apresentaram essa doença não controlada. Cerca de 70% deles referiram não usar medicação no último mês, sendo que o tratamento para asma deve ser contínuo. Sendo a asma uma doença que pode levar ao óbito se não for tratada adequadamente, os resultados deste estudo devem servir como um alerta às autoridades de saúde e aos próprios estudantes para que exista o melhor controle da doença.




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas