Facebook

Sala de Imprensa

15/02/2019

Defesa de dissertação: Características de refeições e excesso de peso entre universitários do Sul do Brasil

 Título:  Características de refeições e excesso de peso entre universitários do Sul do Brasil

Banca: Janaina  Motta e Maria Cecília Assunção

Orientador: Bernardo Horta

Local: Auditório A

Data: 15/02/2019

Hora: 14h

Apresentador: Vania Oliveira

 

Omissão de refeições está associada com o excesso de peso dos universitários.

 

A maior parte dos ingressantes nas universidades encontram-se numa fase de transição da adolescência para a vida adulta, período em que os comportamentos adquiridos são consolidados. Ao ingressar na universidade os jovens têm de se adaptar à nova rotina, carga horária de estudos e trabalhos, mudanças que propiciam a inadequação dos hábitos alimentares como a omissão de refeições e escolha de alimentos de rápido preparo ou prontos para o consumo.

Estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conduzido pela Mestranda Vânia Pereira Oliveira sob orientação da Prof. Dr. Bernardo Lessa Horta e coorientação da Doutoranda Elma Izze da Silva Magalhães avaliou os hábitos relacionados as refeições e o excesso de peso de 1865 universitários, ingressantes na UFPEL, entre novembro de 2017 e julho de 2018.

Os achados da pesquisa indicam que um em cada três universitários apresenta excesso de peso e o número de alunos com excesso de peso é 27% maior entre os alunos que fazem menos de três refeições diárias.

 Algumas práticas alimentares desfavoráveis a saúde, são comuns entre os estudantes, destacando-se a omissão de refeições e a substituição de refeições tradicionais, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados e preparações caseiras por alimentos práticos e rápidos como lanches e alimentos pré-prontos, com alto grau de processamento, ricos em gordura, açúcar e sódio.

A nutricionista Vânia Oliveira, mestranda do Programa, comenta que “muitos estudantes encontram dificuldade em gerenciar o tempo e acabam optando por uma alimentação que ofereça praticidade e também passam a omitir refeições, o que contribui para o acúmulo de peso corporal. Além disso, estes comportamentos são mais evidentes em alunos que moram sozinhos ou com colegas e que apresentam outros comportamentos de risco à saúde como consumo de álcool e tabagismo”.

Outro achado importante trata do Restaurante universitário, os dados revelam que a presença de uma unidade junto ao campus favorece a adequação da dieta e os alunos que frequentam o RU assiduamente apresentaram menores percentuais de excesso de peso.

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas