Facebook

Sala de Imprensa

10/10/2019

Cesar Victora é presidente de honra do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria

 O professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, Cesar Victora, é o presidente de honra do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorre de 9 a 12 de outubro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Com o tema “Pediatra do Futuro”, o evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria irá reunir cerca de sete mil especialistas em torno do debate sobre os desafios da vida saudável na infância. Entre os destaques, uso excessivo de aparelhos eletrônicos, obesidade infantil, cesarianas, violência contra crianças, aleitamento materno, diagnóstico precoce de câncer e novo surto de sarampo e cobertura vacinal.  

“Esse convite é uma grande honra, ainda mais porque não sou um pediatra de formação e, sim, um epidemiologista que trabalha com saúde da criança. Fico contente com esse reconhecimento dos colegas da especialidade. Isso indica que as minhas pesquisas, em alguma medida, estão influenciando as práticas e comportamentos dos pediatras brasileiros”, afirma Victora.    

O epidemiologista da UFPel é reconhecido internacionalmente por seu trabalho nas áreas da saúde materno-infantil, especialmente em relação ao impacto do aleitamento materno exclusivo sobre a prevenção da mortalidade infantil e aos efeitos da nutrição nos primeiros anos de vida sobre a saúde a longo prazo.   

“É um justo reconhecimento a um dos maiores pesquisadores brasileiros, que por meio da apresentação de evidências científicas tem subsidiado com dados importantes a assistência pediátrica, em especial a promoção ao aleitamento materno”, diz a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva.    

Além de proferir a conferência da solenidade de abertura do congresso, que teve início na manhã desta quarta-feira (9), Victora apresentou a palestra “Contribuição dos estudos epidemiológicos de Pelotas para a construção do conhecimento em aleitamento materno”, dentro da programação do Simpósio de Aleitamento Materno, no dia 8,  às 14h30, como parte da agenda de seminários pré-congresso.  

Livro Epidemiologia da Desigualdade tem pré-lançamento no congresso  

Hoje (10), ao lado dos docentes da UFPel, Fernando Barros, Mariângela Silveira e Iná Santos, Victora participa da sessão de autógrafos e pré-lançamento do livro “Epidemiologia da Desigualdade – quatro décadas de coortes de nascimento”, às 12h, no espaço da Sociedade Brasileira de Pediatria, no Centro de Convenções da Fiergs.   

A obra editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) traz um retrato das mudanças nas condições de saúde de mães e crianças das coortes de nascimentos de Pelotas nos últimos quarenta anos, com foco especial sobre como as desigualdades - de renda, escolaridade, raça e grupos étnicos - afetam as oportunidades de sobreviver e viver com saúde.   

Com a colaboração de 26 pesquisadores, os nove artigos analisam e interpretam os dados dedicados à história reprodutiva materna; atenção pré-natal e desfecho dos partos; condições de vida do primeiro ano dos bebês, incluindo questões antropométricas, mortalidade infantil, taxa de hospitalização, aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, e nutrição e alimentação. O lançamento oficial será realizado durante o 3rd World Breastfeeding Conference/15º Encontro Nacional de Aleitamento Materno (WBC/ENAM), que acontecerá no dia 14 de novembro, no Rio de Janeiro.     

 




Fonte: Assessoria de Imprensa, com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas