Facebook

Sala de Imprensa

26/11/2019

Pelo segundo ano consecutivo, Cesar Victora é um dos cientistas mais citados na literatura mundial

 Ele liderou estudos que descobriram a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade do bebê e o impacto dos primeiros mil dias de vida para a saúde física e cognitiva na idade adulta. Seu trabalho à frente de grupo internacional de pesquisa deu origem a parâmetros para avaliar o crescimento de crianças de zero a cinco anos, adotados em 140 países. E as evidências de suas pesquisas serviram de berço para programas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no Brasil, como a política de aleitamento materno exclusivo, a campanha de prevenção da morte súbita infantil e a ênfase nos primeiros mil dias na atenção à primeira infância.

A excelência científica e o impacto de trabalhos desse porte renderam ao epidemiologista Cesar Victora, pelo segundo ano consecutivo, a posição entre os cientistas mais citados na literatura mundial, de acordo com o ranking Highly Cited Researchers, divulgado no último dia 19 pelo grupo Web of Science, braço da consultoria Clarivate Analytics especializado em análise de dados de produção científica.

Divulgada anualmente desde 2014, a lista leva em consideração os artigos publicados e a quantidade de citações por pares em um período de dez anos, tendo por base as publicações indexadas na plataforma Web of Science. Na edição deste ano, foram selecionados 6.216 pesquisadores em 21 áreas do conhecimento. O professor emérito da UFPel é um dos 2.491 cientistas da lista que se destaca pelo desempenho excepcional em mais de uma área de atuação (categoria cross-field), com trabalhos que envolvem mais de um campo do conhecimento.

A relevância dos selecionados da Highly Cited Researchers se traduz pelo número de vezes que são citados por outros autores - estar na lista significa estar no grupo de 1% de pesquisadores que mantiveram as mais altas médias de citações durante o período.

Com 597 artigos publicados e mais de 35 mil citações na Web of Science, Victora é um dos líderes do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel (ICEH), onde trabalha no estudo das desigualdades em saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil em países de baixa e média renda. Designado como Centro Colaborador da OMS para Equidade em Saúde, o ICEH analisa dados de mais de 115 países para avaliar a equidade na cobertura de intervenções de saúde comprovadamente eficazes para reduzir a mortalidade de recém-nascidos, mães e crianças, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da ONU (ODS). 

 

 

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas