Facebook

Sala de Imprensa

27/03/2020

Professor Aluísio Barros participa da primeira reunião da Comissão Lancet de Saúde Bucal Global


  

A revista médica The Lancet tem se destacado entre os principais veículos na área de saúde pela sua capacidade de inovar e ir além de publicar artigos de alta qualidade.

O Lancet tem tomado a iniciativa de congregar especialistas de áreas que são vistas como prioridade em saúde global criando comissões que vão fazer uma síntese do estado da área no momento atual e indicar caminhos e prioridades, tanto para a pesquisa como para políticas de saúde.Nesta lógica, foi criada a Comissão Lancet de Saúde Bucal Global, na esteira de uma série de artigos publicados em julho de 2019.

Essa comissão inclui especialistas em saúde bucal, em políticas de saúde e em equidade em saúde. São 27 delegados que estão baseados nos quatro cantos do mundo, cobrindo países de todos os níveis de renda. A comissão é coordenada pelo Professor Richard Watt (University College London) e pela Professora Carol Guarnizo-Herreno (Universidade Nacional de Colombia). Do lado do The Lancet, a editora executiva Dr. Jocalyn Clark é o ponto focal da comissão.

Três brasileiros fazem parte da comissão, incluindo o Professor Aluísio Barros da Universidade Federal de Pelotas, o Professor Marco Peres, da Universidade de Griffith, Austrália, e o Dr. Roger Celeste, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

A primeira reunião da Comissão, já sob a sombra da pandemia do Covid-19, contou com a presença de 17 dos delegados e trabalhou na definição de prioridades e de grupos de trabalho. Ao final do projeto, de cerca de 2 anos, a comissão irá produzir um relatório abrangente sobre a situação e prioridades para área de saúde bucal em nível global. Desde já foram priorizadas as questões de equidade, determinantes ligados à indústria (principalmente açúcar, fumo e álcool) e a formação de profissionais para área.




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas