Facebook

Sala de Imprensa

30/06/2020

Lancet divulga site da Comissão de Saúde Bucal


 

A revista médica britânica, The Lancet, divulgou o lançamento do site da Comissão Lancet de Saúde Bucal, nesta quinta-feira (25), em postagem na página do periódico no Twitter.

Após publicação de série especial sobre o tema, em julho de 2019, a Lancet anuncia que a comissão vai dar continuidade ao trabalho de integrar a saúde bucal às agendas mais amplas de saúde pública relacionadas à prevenção de doenças não-transmissíveis e ao acesso universal à saúde.

Participam da comissão 27 especialistas em odontologia clínica, pesquisa acadêmica, elaboração de políticas e defesa dos direitos humanos, em dezesseis países. Entre os integrantes brasileiros, estão Aluisio Jardim Barros, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Roger Keller Celeste, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Marcos Peres, da Griffith University, na Austrália.

A colaboração multidisciplinar tem por objetivo promover reformas na atenção à saúde dentária, com ênfase em prevenção, melhoria do acesso a serviços, redução das desigualdades e integração da saúde oral dentro das estruturas mais amplas de políticas de saúde e desenvolvimento.  

A comissão aponta que, apesar de serem amplamente evitáveis, as doenças orais, como cáries dentárias, doenças periodontais e câncer de boca, estão entre as doenças mais prevalentes em todo o mundo, afetando mais de 3,5 bilhões de pessoas. Além disso, atingem desproporcionalmente os grupos sociais mais pobres, estando intimamente ligadas ao status socioeconômico e aos determinantes sociais mais amplos da saúde. 

 

 

 

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas