Facebook

Sala de Imprensa

13/06/2024

SeleĆ§Ć£o PĆ³s-doutorado

Seleção de Pós-doutorado 

Área: Antropologia ou Sociologia 

  Estamos procurando pesquisador/pesquisadora de pós-doutorado para trabalhar numa posição de um ano, renovável para um segundo ano, em tempo integral, junto a uma equipe interdisciplinar do projeto de pesquisa intitulado “Critical Development Science: Trajetórias do curso de vida no estudo de coorte de nascimentos de 1982 em Pelotas, Brasil”, financiado pela National Science Foundation (Protocolo n. 2341831). O projeto é uma colaboração entre o Departamento de Medicina, Saúde e Sociedade da Vanderbilt University, EUA e o Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, Brasil, situado em Pelotas, RS.

 

Resumo do projeto

O projeto objetiva entender como a diversidade do desenvolvimento se desdobra da infância até a vida adulta e em relação a concepções variadas de personalidade, sucesso, bem-estar, pertencimento e formas de socialidade, incluindo amizade, parentesco, memória, crítica e engajamento político. Utilizando perspectivas de estudos de ciência e tecnologia, antropologia e psicologia do desenvolvimento, temos tentado desenvolver uma estrutura culturalmente sensível e socialmente responsável para estudar o desenvolvimento humano. O projeto baseia-se em um estudo etnográfico, em andamento, desenvolvido na Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1982, que conta com 5.914 participantes. Nossas análises, com dados etnográficos e epidemiológicos já existentes, possibilitarão gerar alguns produtos, dentre eles: banco de dados longitudinal sobre a diversidade do desenvolvimento; um “white paper” sobre a ciência crítica interdisciplinar do desenvolvimento; arquivo com dados e resultados acessíveis a outros pesquisadores sobre o tema.  

 

Função e período

O/A pesquisador/a colaborará com os investigadores principais do estudo; Dominique Béhague, Helen Gonçalves e Bernardo Horta. Além disso, contribuirá na construção de um conselho consultivo da comunidade, fará entrevistas com informantes-chave e participará nas contribuições teóricas e práticas para a ciência crítica do desenvolvimento, ou seja, estará ativamente colaborando com aspectos teóricos, empíricos e de implementação. Espera-se, portanto, que conduza apresentações em conferências e seja o primeiro autor de, pelo menos, dois artigos acadêmicos. O valor da bolsa é de R$ 7.500,00 mensal. A data prevista de início do estágio pós-doutoral, com duração de 24 meses, é 1º de setembro de 2024. O/A pesquisador/a receberá certificado que desenvolveu estágio no PPGEpi da UFPEL e terá a oportunidade, durante o segundo ano do seu pós-doutorado por 1-2 meses, de ser admitido/a como “Visiting Fellow” no Departamento de Medicina, Saúde e Sociedade da Vanderbilt University.  

 

Requisitos do estagiário

Ter doutorado em Antropologia ou Sociologia e familiaridade com leituras (ou trabalhos) com Psicologia/Psiquiatria, Epidemiologia e/ou Saúde Pública. Espera-se que tenha experiência comprovada em métodos etnográficos, análise de dados qualitativos e redação acadêmica. Será mais bem avaliado/a quem comprovar experiência de trabalho com equipes interdisciplinares e com o uso do software NVivo, assim como, demonstrar capacidade de trabalhar de forma independente e como parte de uma equipe.  

 

Processo de inscrição

Candidatos/as interessados/as devem apresentar no ato da inscrição: (1) Curriculum Vitae, modelo Lattes; (2) Carta de apresentação, detalhando seu interesse no cargo e abordando sua experiência em projetos de pesquisa, que incluam abordagem qualitativa, e nos pontos elencados no item acima; (3) Nome de dois profissionais que serão contatados para obter referências caso o candidato seja convidado para uma entrevista. O material deve ser enviado, concomitantemente, para o e-mail das pesquisadoras dominique.behague@vanderbilt.edu e hdgs.epi@gmail.com e no formato .docx (Word). O prazo de inscrição se encerra às 23:59 horas do dia 05 de julho de 2024. Para dirimir dúvidas antes da inscrição, entrar em contato com as pesquisadoras via e-mail.  








Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas