Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Alan Goularte Knuth

Título: Ambiente escolar e prática de atividade física em crianças pertencentes à Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004

E-mail:alan_knuth@yahoo.com.br

Área de concentração:

Orientador:Pedro Curi Hallal

Banca examinadora:Bernardo Lessa Horta (UFPel), Marlos Rodrigues Domingues (UFPel), Paulo Roberto S. Amorim (Universidade Federal de Viçosa)

Data defesa:01/01/2012

Palavras-chave:Atividade física, Epidemiologia, Estudo de coorte

Estudos populacionais brasileiros investigando a atividade física de crianças são raros e a avaliação de ambiente escolar especificamente é virtualmente inexistente. Em Pelotas, RS, estão as coortes de nascimento de 1982, 1993 e 2004. Esses estudos acompanham indivíduos desde o nascimento, por toda sua vida e são mundialmente reconhecidos, pela alta taxa de acompanhamentos e principalmente por serem coortes mantidas, mesmo em um país fora do eixo europeu e norte-americano. A coorte de 2004 realizará um acompanhamento no ano de 2011 a todas as crianças, onde a atividade física será mensurada por meio de acelerometria. Essa coleta além de estimar dados atuais de atividade física da melhor maneira disponível, poderá ser útil na utilização dessa variável como preditor em estudos futuros. Além disso, o estudo de associação entre atividade física aos 6-7 anos e sua associação com variáveis do nascimento trará dados inéditos nesse sentido para a pesquisa em epidemiologia da atividade física brasileira.
Toda a riqueza de informações das coortes pouco foi relacionada às questões escolares em Pelotas, RS. E dado o crescente foco de investigação entre a relação do ambiente escolar e o nível de atividade física, seria fundamental avaliar tal associação, nesse grupo populacional. Logo, todas as escolas de ensino fundamental da cidade também serão estudadas.
Somente através da detecção de escolas mais ou menos ambientadas é que poderemos estabelecer prioridades na escolha de programas de intervenção, tentando fazer do espaço escolar um componente atrativo e de prontidão para a atividade física e saúde das crianças brasileiras e especificamente da cidade de Pelotas, RS.


Artigo 1: Objectively-measured physical activity in children is influenced by social rather than biological lifecourse factors: evidence from a Brazilian cohort

Abstract

Background: Few studies in the context of the Developmental Origins of Health and Disease (DOHaD) have used objectively measured physical activity (PA). In addition, prospective data on PA from low- and middle-income countries are limited. This study describes PA among children aged 6-7 years in Brazil and explores the association of PA and early social and biological variables.
Methods: All live hospital births in 2004 in the city of Pelotas, Southern Brazil were enrolled in a cohort study. At age 6-7 years, children of the cohort and their parents were invited to visit the research clinic for a follow-up visit. Children were asked to wear a GENEActiv accelerometer on their non-dominant wrist for the 4-7 days subsequent to the visit. Tri-axial acceleration data (g) was collected at a frequency of 85.7 Hz after which summary measures were derived per child. The influence of early life exposures, such as type of delivery, parity, birth weight, preterm delivery, maternal PA and socioeconomic status on physical activity was assessed.
Results: Valid accelerometry data was obtained from 2,885 children (86.6% of the eligible individuals) using 350 monitors. The median accelerometer wear time was 4.7 days. Girls were less active than boys (global PA = -10.68 mg. 95%CI -12.45; -8.91), High socioeconomic position was related to higher PA levels. No associations between birth-weight, type of delivery, or preterm delivery and physical activity were observed.
Conclusions: This study provides strong evidence for the role of social and gender factors in explaining child PA behaviors. Differently from previous studies using self-report, our study shows that wealthiest kids are more active than their peers.
Keywords: Children, physical activity, socioeconomic position, cohort studies


Artigo 2: Ambiente escolar e prática de atividade física aos 6-7 anos: uma abordagem multinível

RESUMO:
Objetivo: Verificar a existência de associação entre aspectos do ambiente escolar e a prática de atividade física em crianças de 6-7 anos.
Métodos: As crianças pertencentes à coorte de nascimentos de 2004 de Pelotas/RS foram acompanhadas aos 6-7 anos. Nessa etapa, utilizaram acelerômetro de pulso, modelo triaxial, estimador de aceleração (g) com frequência de medição adotada de 85,7Hz. Foram visitadas ainda as escolas de ensino fundamental da cidade. Em tais visitas, o ambiente escolar relacionado à atividade física foi avaliado por entrevista com representante escolar e observação de espaços físicos. As associações entre o ambiente escolar e a prática de atividade física foram testadas por meio de modelos multinível.
Resultados: Foram avaliadas 99 escolas e 3331 crianças. A maior parte das crianças encontra-se no 1° ano/série e, em média, as crianças estavam na escola há 2,03 meses (dp = 2,99). Ambos os modelos de regressão apresentaram reduzido efeito do nível contextual escolar na atividade física aos 6-7 anos. A maior relação professor de Educação Física por aluno representou 4,39 mg a mais (IC95%: 2.13; 6.64) de atividade física em média, comparado ao grupo de menor relação.
Conclusões: Com curto período de exposição ao ambiente escolar, poucos aspectos influenciaram a atividade física de crianças aos 6-7 anos. A maior presença de professores de Educação Física é mais significativa do que instalações físicas, como ginásios, quadras e espaços externos com equipamentos na prática de atividade física nos anos iniciais escolares. Futuros estudos devem avaliar outros atributos além da prática de atividade física e em períodos mais longos de vivência escolar.
Palavras-chave: Ambiente, escola, crianças, atividade física.

Artigo 3: School environment and physical activity in children and adolescents: systematic review
ABSTRACT
The aim of this study was to identify, discuss and summarize findings from articles on the association between characteristics of the school environment and physical activity in children and adolescents. We followed the PRISMA guidelines for systematic reviews. Articles were identified in PubMed. The main inclusion criteria were: (a) studies with children and adolescents – studies with preschool children only were excluded because they were covered in a recent review; (b) physical activity as the outcome; (c) school environment characteristics as the exposure variable. Outcome variables were heterogeneous across the 13 studies, including recess physical activity practice, extracurricular sports practice, Physical Education classes and total physical activity. Half of the studies used objective physical activity measures. The evaluation of school environments was again heterogeneous, ranging from checklists of spaces, satellite photos and interviews with school teachers and principals comprising sociocultural dimensions of the environment, policies and PE classes, but mainly measures of the built environment. No definitive conclusion about the influence of school environment on physical activity can be drawn due to the heterogeneity across studies, settings dimension assessed and the lack of prospective data. However, several features such as improvements in playgrounds, health promotion policies at school, and positive perceptions of the school environment seem to be associated with increased physical activity among children and adolescents.
Key-words: School, physical activity, youth, environment


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas