Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Márcio de Almeida Mendes

Título: Atividade física e percepção de insegurança contra crimes em adultos: um estudo de base populacional

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Elaine Tomasi

Banca examinadora:Pedro Hallal e Priscila Missaki Nakamura

Data defesa:13/12/2012

Palavras-chave:Atividade física; Violência urbana; Epidemiologia

Em decorrência das mudanças no perfil epidemiológico dos países
desenvolvidos e em desenvolvimento - com aumento da carga de doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) em detrimento das doenças infectocontagiosas - evidencia-se que as DANTs representam atualmente as
principais causas de morte no mundo. Esta mudança do perfil de
morbimortalidade das populações está estreitamente associada a fatores comportamentais como tabagismo, uso indiscriminado de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada e inatividade física.
Neste contexto, surgiram muitos estudos investigando as relações da
atividade física com outros desfechos de saúde, acarretando um rápido crescimento deste campo do conhecimento. Atualmente, os benefícios atribuídos à prática regular de atividade física já são amplamente estabelecidos na literatura científica, bem como entre a população, embora se saiba que apenas isto não é suficiente para modificar padrões de atividade física.
Sendo assim, a identificação dos fatores que influenciam positiva ou
negativamente as escolhas relacionadas à prática de atividade física é um quesito fundamental para que se possa reduzir as elevadas prevalências de inatividade física observadas na maioria dos países.
Muitos estudos vêm sendo conduzidos na perspectiva de investigar as
influências do ambiente físico em relação à prática de atividade física,
pois havendo esta associação, iniciativas direcionadas a modificações destes ambientes poderiam resultar em intervenções efetivas para promoção de atividade física.
Assim como aspectos físicos, a percepção de segurança contra crimes também deve ser classificada como um determinante modificável nos ambientes, visto que a sua existência na vizinhança e nos demais locais de convívio pode ser um fator ambiental relevante para a prática de atividade física.
Alguns trabalhos sugerem a existência de uma associação direta entre o nível de atividade física e a percepção de segurança contra crimes na vizinhança para mulheres e idosos. No entanto, existem poucas evidências sobre esta associação em populações adultas e, conforme o editorial publicado no Journal of Environmental and Public Health, são escassos os estudos avaliando esta associação adotando a atividade física como desfecho e a percepção de segurança contra crimes como principal exposição, sendo ainda escassos os achados referentes a esta associação considerando os domínios de lazer e deslocamento, separadamente dos demais. Além disso, é fundamental a investigação dessa associação em países
de média e baixa renda, onde a produção do conhecimento sobre o tema ainda é incipiente e onde, possivelmente, existam maiores problemas com segurança.
Portanto, estudos com populações adultas, que investiguem de forma
mais detalhada a associação entre atividade física e percepção de segurança contra crimes na vizinhança, medindo esta percepção através de questões com boa especificidade sobre os crimes e, avaliando separadamente as atividades físicas realizadas no lazer e no deslocamento, seriam extremamente relevantes, pois, além de preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema, trariam evidências importantes para um melhor entendimento dos fatores
determinantes à inatividade física, auxiliando na elaboração de futuras
intervenções direcionadas ao aumento dos níveis de atividade física e
promoção da saúde.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas