Facebook

Teses e Dissertações


2012


Aluno:Paula Duarte de Oliveira

Título: Uso de inaladores dosimetrados na população de adolescentes e adultos, com diagnóstico médico auto referido de asma, enfisema e bronquite crônica, Pelotas, RS

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Ana Maria Baptista Menezes

Banca examinadora:Juvenal Dias da Costa e Silvia Macedo

Data defesa:14/12/2012

Palavras-chave:Doenças respiratórias; Epidemiologia

O manejo inadequado da asma e da DPOC acarreta prejuízos à saúde e qualidade de vida dos indivíduos que sofrem destas doenças, além de produzir custos que são evitáveis para os sistemas de saúde. Entre os fármacos disponíveis, os inaladores dosimetrados constituem o alicerce para o controle de ambas.
Em uma estimativa de custos para a saúde pública, um estudo fármaco econômico que inclui 2.414 episódios de exacerbação de DPOC tratados ambulatorialmente verificou que o gasto médio com cada episódio é de US$ 159,00, porém, o fracasso no controle ambulatorial acarreta custos de US$ 477,50.Conclui-se que com um bom manejo domiciliar, prevenindo exacerbações, o que inclui uma adesão adequada ao tratamento com inaladores e a prevenção de infecções respiratórias, seria expressiva a redução de custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Anualmente ocorrem cerca de 350mil internações por asma no Brasil, que geram um custo médio de 76 milhões de reais, ocupando normalmente o terceiro maior valor gasto com uma doença. Constitui-se na quarta causa de hospitalização pelo SUS, sendo a terceira causa de internações entre adultos jovens. A DPOC, em 2003, foi a quinta maior causa de internação nos hospitais públicos. Em maiores de 40 anos são cerca de 190mil internações anuais, com gasto aproximado de 72 milhões de reais.
A piora dos sintomas ou aumento na frequência das exacerbações nem sempre indica uma progressão da doença, mas pode indicar a pouca adesão ao tratamento e a inabilidade ao utilizar os inaladores dosimetrados.
Conhecer o perfil de uso dos inaladores permitirá identificar necessidades de melhores esclarecimentos aos pacientes e, indiretamente, avaliar os serviços de saúde quanto à qualidade de informação prestada aos seus usuários no momento da prescrição destes medicamentos com tantas particularidades para a correta administração.
Durante a revisão da literatura, não foram encontrados estudos populacionais realizados no Brasil que tivessem como enfoque principal o uso dos inaladores de dose controlada.
Portanto, verificar em uma pesquisa de base populacional o perfil de uso das terapias por inalação se faz relevante para que estas informações possam identificar necessidades e guiar possíveis intervenções visando o controle dos problemas crônicos respiratórios, vindo também ao encontro da necessidade de redução da procura de serviços de emergência, assim como da ocupação de leitos hospitalares.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas