Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Angélica Porto de Oliveira

Título: Cobertura da vacina anti-influenza em idosos de municípios do estado do Rio Grande do Sul: 2007 a 2012

E-mail:angelporto83@hotmail.com

Área de concentração:Saúde Pública

Orientador:Ana Maria Baptista Menezes

Banca examinadora:Marcínia Moreno Bueno e Juraci Almeida Cesar.

Data defesa:06/05/2014

Palavras-chave:

Introdução: A influenza é uma doença infecciosa aguda e tem como medida principal a vacinação anual, que é recomendada, principalmente, nos grupos mais suscetíveis a contrair a doença, como os idosos.

Objetivos: avaliar a cobertura vacinal anti-influenza na população idosa, no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2007 a 2012.

Métodos: Foram utilizadas as fontes oficiais de informação sobre vacinação para obtenção dos dados (Sistema de Informações do Programa Nacional de Vacinação – SI-PNI). Foram calculadas as taxas de cobertura com base no total de doses aplicadas em relação ao total de idosos residentes em cada município. Além disso, procurou-se relacionar a cobertura vacinal com indicadores socioeconômicos e de saúde, tais como Produto Interno Bruto (PIB), cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF), mortalidade e internações por doenças respiratórias.

Resultados: nos municípios gaúchos houve um incremento de 63% na cobertura da vacina antiinfluenza no período estudado, sendo de 56.1% em 2007 e 86.5% em 2012.
Não houve associação forte entre a cobertura vacinal e indicadores socioeconômicos nos municípios avaliados.

Conclusões: apesar do importante aumento na cobertura vacinal, o estado do Rio Grande do Sul ainda está aquém da meta estabelecida de cobertura vacinal anti-influenza, necessitando de melhores campanhas governamentais e informações dos profissionais da saúde.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas