Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Raqueli Altamiranda Bittencourt

Título: Avaliação da assistência farmacêutica no município de Uruguaiana-RS

E-mail:r_bitt@hotmail.com

Área de concentração:Saúde Pública

Orientador:Andréa Homsi Dâmaso

Banca examinadora:Maria Cristina Werlang e Juraci Almeida Cesar

Data defesa:15/05/2014

Palavras-chave:Avaliação de serviços de saúde; Medicamentos

A Assistência Farmacêutica representa uma das áreas de maior impacto financeiro no SUS de forma geral, o que também é a realidade das secretarias municipais de saúde.
A demanda por medicamentos é crescente e sua disponibilização requer elevados recursos financeiros. A ausência de gestão efetiva pode acarretar em grandes desperdícios, logo, é de extrema importância o gerenciamento adequado da Assistência Farmacêutica.
Neste projeto, a aplicação do Instrumento de Auto-Avaliação elaborado pelo Ministério da Saúde, se propõe a identificar o estágio atual de desenvolvimento da capacidade técnica e de gerenciamento da Assistência Farmacêutica, servindo de instrumento na definição de metas e ações prioritárias para o planejamento da Assistência Farmacêutica, como capítulo integrante do Plano de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (10).
A avaliação dos indicadores de prescrição reflete as práticas dos prescritores em relação a aspectos chave do uso adequado dos medicamentos, como o número médio de medicamentos por consulta, verificando a existência da polimedicação; percentual de prescrições contendo antibióticos, uma vez que o uso indiscriminado de antimicrobianos tende ao aumento da resistência bacteriana, entre outros.
Os indicadores de assistência ao paciente visam avaliar a utilização dos medicamentos desde a perspectiva do prescritor, passando pelo dispensador até o usuário do medicamento.
O conhecimento dos indicadores sobre o serviço permite visualizar a organização da Assistência Farmacêutica, sua capacidade operacional e sua importância para o gestor da saúde pública.
Estudos como o proposto permitem realizar diagnóstico local de determinada política de saúde pública e servem como instrumento para a realização de intervenções a fim de efetivar ações para o desenvolvimento de práticas que visem a saúde pública como direito fundamental do cidadão e dever do estado.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas