Facebook

Teses e Dissertações


2014


Aluno:Thaynã Ramos Flores

Título: Orientações de profissionais de saúde sobre hábitos saudáveis entre idosos de Pelotas/RS

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Andréa Homsi Dâmaso

Banca examinadora:

Data defesa:26/11/2014

Palavras-chave:

Com o aumento da expectativa de vida, ações de promoção da saúde aos indivíduos tornam-se necessárias, a fim de melhorar as condições de saúde e minimizar os anos vividos com alguma DCNT, bem como os possíveis agravos gerados pela falta de controle dessas doenças4, 6, 12. No Brasil, a atenção à saúde tem investido em políticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde, configurando em esforços que priorizem a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e do coletivo3. Nos serviços prestados pelo SUS, há uma ênfase na promoção, informação e educação voltadas ao incentivo à prática de atividade física, promoção de hábitos alimentares saudáveis, controle do tabagismo e do uso abusivo de álcool, além de cuidados especiais voltados ao envelhecimento3.
Alguns dos benefícios das ações de promoção de hábitos saudáveis podem ser encontrados na literatura2, 3, 10, 12, 13, 47. Entretanto, as prevalências de DCNT estão aumentando, acometendo principalmente a população idosa10. Essas doenças apresentam importantes consequências à saúde pública e, apesar da complexidade e importância atribuída a elas, cerca de 60% a 80% dos casos podem ser tratados eficientemente pela atenção básica11.
Mesmo que muitas vezes algumas condições de saúde necessitem da utilização de medicamentos para o tratamento, as modificações no estilo de vida devem ser incentivadas e fazer parte da terapêutica5, 10. Estratégias que promovam a saúde para os indivíduos, tanto para aqueles que possuem doenças crônicas como para o conjunto da população, devem ser constantemente realizadas, para que seja possível manter a população em condições favoráveis de vida2, 3. Ainda, é importante que as pessoas sejam acompanhadas, devendo ser constantemente estimuladas a se engajar em um estilo de vida saudável8, 10, 11, 35. O relato de não recebimento de orientações sobre hábitos saudáveis nos serviços de saúde, pode ser considerado um indicador de má qualidade da atenção,11, embora possa ser também atribuído à não compreensão por parte do usuário que recebeu a orientação.
As orientações para adoção a um estilo de vida saudável podem estar vinculadas a diversos meios, inclusive aos de comunicação48. Porém, qualquer tipo de orientação que tenha como objetivo a educação em saúde e que seja destinada à promoção de hábitos saudáveis é atribuição dos profissionais de
saúde3, 12. Sabe-se que existem diferentes metodologias para avaliação do recebimento de orientações sobre hábitos saudáveis realizadas por profissionais de saúde, podendo ser pela observação de consultas36, através de entrevistas realizadas no serviço de saúde com os indivíduos37 e, ainda, por meio do relato do indivíduo em inquéritos domiciliares22, 25, 26, 34, 35. Portanto, é importante considerar o relato do indivíduo sobre o que foi orientado pelo profissional de saúde, uma vez que a compreensão do que foi orientado pode ter maior impacto na efetiva adesão24.
Este trabalho justifica-se pela a existência de poucos estudos brasileiros, de base populacional, que verifiquem o relato do idoso sobre o recebimento de orientações sobre hábitos saudáveis por profissionais de saúde22, 35. Tendo em vista a importância de conhecer a percepção dos idosos em relação a estas orientações, tem-se como objetivo descrever o recebimento de orientações sobre hábitos saudáveis realizadas por profissionais de saúde, através de relato dos idosos da zona urbana do município de Pelotas/RS.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas