Facebook

Teses e Dissertações


2017


Aluno:Adriana Kramer Fiala Machado

Título: Qualidade do sono e fatores associados em população rural de um município no sul do Brasil

E-mail:drikramer@hotmail.com

Área de concentração:

Orientador:Fernando Wehrmeister

Banca examinadora:Ana Menezes e Ricardo Noal

Data defesa:19/01/2017

Palavras-chave:

Os distúrbios do sono trazem inúmeras consequências à vida dos indivíduos, entre elas, cansaço, fadiga, falhas de memória, dificuldade de atenção e de concentração, alteração do humor, maior abstenção ao trabalho, aumento de riscos de acidentes e surgimento e agravamento de problemas de saúde (MULLER; GUIMARAES, 2007). Estudos identificaram associação entre distúrbios do sono e doenças metabólicas e cardiovasculares, comportamentos de risco, como o tabagismo e o consumo de álcool e a presença de sobrepeso e/ou obesidade (HARTZ et al., 2007; KOHATSU et al., 2006; LI et al., 2013; LIU et al., 2014; ZANUTO et al., 2015).
Esses problemas têm ocorrência variável na população, afetando desde crianças até idosos. Na China, no Equador e no Japão a prevalência de má qualidade do sono encontrada foi de, respectivamente, 49,7%, 27,0% e de 25,5% (DEL BRUTTO et al., 2014; LI et al., 2013; NAKAJIMA et al., 2014). Nos Estados Unidos é estimado que acometam entre 25% e 30% da população adulta (NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH, 2011).
No Brasil, estudos realizados em São Paulo, mostraram que a prevalência de distúrbios do sono em adultos foi de 46,7% (ZANUTO et al., 2015), e que 76% dos indivíduos relataram pelo menos uma queixa relacionada ao sono, isso indica aproximadamente 108 milhões de brasileiros afetados por esses problemas (HIROTSU et al., 2014). Quase a totalidade da literatura referente ao assunto no país refere-se a populações urbanas, e seria um equívoco extrapolar tais achados para moradores de áreas rurais, que possuem hábitos de vida e formas de trabalho distintas.
Portanto, diante do impacto causado à saúde, as altas taxas encontradas em áreas urbanas e o desconhecimento da distribuição e das consequências dos distúrbios do sono na população rural do país, tornam evidente a importância da presente investigação.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas