Facebook

Teses e Dissertações


2017


Aluno:Maria del Pilar Flores Quispe

Título: Evolução temporal das desigualdades do estado nutricional de crianças menores de cinco anos em países da America Latina e Caribe

E-mail:mariadelpilarfloresq@hotmail.com

Área de concentração:

Orientador:Fernando Wehrmeister

Banca examinadora:Aluisio Barros e Samanta Madruga

Data defesa:20/01/2017

Palavras-chave:

Na Assembleia do ano 2000, os representantes de 189 estados membros das Nações Unidas, aprovaram a Declaração do Milênio, no qual foram estabelecidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a serem atingidos como prazo em 2015, tendo como línea de base o ano 1990. Estes objetivos englobavam as áreas de pobreza, saúde e nutrição, educação, igualdade de gênero e o meio ambiente.67 O ODM 1 consiste na busca pela erradicação da pobreza extrema e da fome. Indicadores nutricionais como baixo peso para idade e baixa altura para idade, que relacionados diretamente com o estado nutricional,68 podem ser utilizados para avaliar a performance dos países signatários durante este período de tempo.
Os países da América Latina e Caribe estão em diferentes etapas dos processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional. O evidente desenvolvimento econômico desta região pode não ter ocorrido de maneira semelhante entre os grupos populacionais.34 As políticas adotadas em países desta região visando a melhora do estado nutricional tiveram grandes avanços em relação a diminuição da desnutrição,49 porém esta redução não ocorreu igualmente nas diferentes origens étnicas, de acordo com local de residência ou indicadores socioeconômicos.
Um estudo realizado por Victora et al.7 em 2008, demostrou a importância do estado nutricional nos primeiros anos de vida. A desnutrição em fases precoces da vida pode ter consequências futuras na saúde e no capital social dos indivíduos (escolaridade e nível socioeconômico, por exemplo). Além disso, o sobrepeso e obesidade são corresponsáveis por algumas doenças crônicas como as cardiovasculares, sendo a principal causa de morte nos países da América Latina e Caribe desde 2001.15
A avaliação das tendências das desigualdades do estado nutricional assume uma grande importância na agenda pos-2015, já que avaliar as mudanças ou os avanços na promoção da equidade em indicadores nutricionais, permite identificar grupos mais vulneráveis para possível planejamento de políticas públicas e estratégias voltadas para a melhora da nutrição infantil.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas