Facebook

Teses e Dissertações


2018


Aluno:Sarah Arangurem Karam

Título: Avaliação da influência das condições de saúde bucal no desempenho e absenteísmo acadêmico em estudantes universitários

E-mail:sarahkaram_7@hotmail.com

Área de concentração:Determinantes sociais do processo saúde-doença-cuidado

Orientador:Flávio Demarco

Banca examinadora:Luisa Jardim Oliveira e Luciana Tovo Rodrigues

Data defesa:09/11/2018

Palavras-chave:

A qualidade de vida relacionada a saúde bucal é mensurada através de instrumentos com diversos itens (LOCKER, 1997), porém uma medida unificada, que resuma a percepção subjetiva e objetiva do indivíduo pode facilitar a logística do estudo com igual desempenho, além de ser relativamente mais fácil do que as escalas de itens múltiplos (KAPLAN; BARON-EPEL, 2003; LOCKER et al., 2005). A maioria dos estudos que abordam essa temática, presentes na literatura refere-se a populações idosas, ou crianças em faixa etária escolar e pré-escolar. Considerando que uma população de estudantes universitários possui aflições e maiores expectativas com seu futuro (EISENBERG et al., 2007), torna-se relevante avaliar a autopercepção da qualidade de vida associada à saúde bucal de universitários, visto que já foi encontrada relação significativa entre felicidade e bem-estar subjetivo com o desempenho acadêmico na população universitária (DELA COLETA; DELA COLETA, 2006). Se este sentimento estiver sendo afetado pela sua saúde bucal e/ou geral, o mesmo pode ter seu rendimento prejudicado. Ter conhecimento de como a qualidade de vida relacionada à saúde bucal está sendo influenciada por condições de saúde bucal ou pelo contexto de estudantes universitários ou ainda a possível influência de todos estes fatores sobre o desempenho acadêmico permite o planejamento e desenvolvimento de ações que possibilitem melhora no bem-estar físico e mental nesta população, possibilitando o melhor aproveitamento dos estudantes no seu curso de graduação, o que reflete diretamente na formação dos mesmos.

Palavras-chave: Epidemiogia;Saúde bucal;Desempenho acadêmico;Absenteísmo


Abstract: Objectives: To evaluate the association between oral health conditions with academic performance and absenteeism in university students. Methods: This cross-sectional study was carried out with 1865 freshman students from Federal University of Pelotas/Southern Brazil in 2017. A self-administered questionnaire was applied in the classroom, including socioeconomic, demographic, psychological, academic characteristics and oral health conditions (tooth loss, self-reported oral health and toothache). For the outcomes, academic performance was evaluated by the question: “How would you describe your academic performance?”, while absenteeism was assessed with the question “In the last six months, you have missed some class for dental reasons?”. Results: The response rate for self-reported academic performance was 100%, while for absenteeism was 98.33%. The prevalence of students with low academic performance was 38.61% (n=720) and students that related absenteeism due to dental reasons was 6.21% (n=115). In relation to self-perception of oral health, the prevalence of low academic performance was 46% higher in the students with poor self-perception of oral health (PR 1.46; 95%CI 1.22-1.77). Regarding absenteeism, those individuals reporting toothache had 5.85 (95%CI 3.84-8.90) higher prevalence when compared to students without dental pain. Conclusions: Oral health status is associated with both poor academic performance and absenteeism in university students.

Keywords: oral health;toothache;academic performance;absenteeism


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas