Facebook

Estudos - Coorte 2015

Coortes são estudos conhecidos também como longitudinais, que se baseiam na identificação de um grupo de indivíduos e no seu acompanhamento por um período de tempo. O termo coorte foi criado para denominar os grupos de soldados que marchavam juntos nas legiões romanas no período do Império.

A Coorte de 2015 é o estudo de acompanhamento da saúde de todas as crianças nascidas na cidade de Pelotas (RS) entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015. Organizado em etapas, o estudo monitora a saúde, o desenvolvimento físico e cognitivo e o contexto socioeconômico dos participantes ao longo da vida, desde o período gestacional.

Essa é a quarta geração em estudo no programa de Coortes de Nascimentos de Pelotas, o maior estudo do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. A primeira coorte abrange todos os nascidos no ano de 1982 em Pelotas (5.914 pessoas), a segunda envolve todos os nascidos no ano de 1993 (5.249), e a terceira coorte, todos os nascidos na cidade em 2004 (4.231 pessoas).

Além de estudar a saúde infantil a partir do nascimento, a Coorte 2015 é a primeira a iniciar o acompanhamento desde o período gestacional. Isso porque os resultados das coortes anteriores apontam para a importância dos fatores presentes durante a gestação e os primeiros anos de vida sobre a saúde ao longo da infância à vida adulta. Entre esses fatores, estão uma série de características biológicas, socioeconômicas e assistenciais, avaliadas a cada etapa do estudo.

Refazer exames e entrevistas com as mesmas pessoas de quatro gerações em diferentes fases do desenvolvimento humano representa oportunidade única de avançar o conhecimento sobre os determinantes da saúde durante a vida. Mais do que a identificação precoce de fatores de risco à saúde, os resultados apontam para estratégias de prevenção e tratamento.

Essas estratégias estão presentes hoje em uma série de políticas públicas adotadas no Brasil e no mundo em áreas como amamentação, prevenção da mortalidade materno-infantil, nutrição da mãe e da criança, atividade física, prevenção de doenças crônicas e desenvolvimento do capital humano, contribuindo para melhorar a saúde de crianças e adultos em mais de 190 países ligados à Organização Mundial de Saúde.

Principais acompanhamentos da Coorte de 2015.

Ano: 2014-2015

Idade: Pré-Natal
Público-alvo: todas as gestantes com previsão de parto para o ano de 2015 em Pelotas (RS).

Ano: 2015

Idade: recém-nascidos
Público-alvo: todos os nascidos vivos nas maternidades de Pelotas (RS) em 2015.

Ano: 2015

Idade: três meses
Público-alvo: todas as crianças da Coorte de 2015.

Ano: 2016

Idade: um ano
Público-alvo: todas as crianças da Coorte de 2015.

Ano: 2017

Idade: dois anos
Público-alvo: todas as crianças da Coorte de 2015.

Ano: 2019

Idade: quatro anos
Público-alvo: todas as crianças da Coorte de 2015.


Galeria de imagens


Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas