Facebook

Mestrado

O Curso de Mestrado em Epidemiologia da UFPel mantém um perfil de ensino e de pesquisa prático e dinâmico. O objetivo é formar epidemiologistas com experiência de campo, com capacidade de organização e de levantamento de dados primários e com habilidades de análise das informações coletadas.

O Programa é um dos poucos do país que forma os alunos para serem independentes na análise de seus dados, com amplo conhecimento na área de Bioestatística que vai do básico a modelos mais sofisticados.

O Curso foi pioneiro em adotar um método de pesquisa denominado "Consórcio", em que o trabalho de campo é realizado em conjunto com vários mestrandos. Os alunos elegem seus temas de investigação, preparam seus projetos de pesquisa, e compartilham a coleta de dados em um estudo transversal de base populacional. Os dados gerais são comuns a todos e algumas questões individuais refletem os objetivos específicos de cada mestrando.

O consórcio reduz tempo e custos da coleta de dados, mas não limita o escopo e a relevância dos estudos. Frequentemente, os alunos publicam mais de um artigo e em revistas conceituadas.

Esse método de pesquisa tornou possível a produção de trabalhos que apresentem resultados dentro do prazo internacional dos cursos de mestrado, até 24 meses. A produção textual dos resultados é feita a partir do projeto de pesquisa, do relatório do trabalho de campo e de um artigo científico com qualidade suficiente para ser publicado em periódicos nacionais e internacionais.

Com esse formato de trabalho, a maioria dos alunos do mestrado conclui suas atividades antes de completar 22 meses de curso.

Público-Alvo

Graduados na área da saúde ou cursos afins. O Curso já formou profissionais da Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Serviço Social, Medicina Veterinária, Educação Física, Psicologia, Estatística, Engenharia, Biologia e Farmácia. As escolhas do tema da pesquisa e das disciplinas eletivas podem ser feitas de acordo com o interesse e a afinidade de cada aluno.

Título e Classificação

Título: Mestre em Epidemiologia Classificação: conceito 7 da Capes - nível máximo em Saúde Pública no Brasil e nível de excelência no padrão internacional.

REGIMENTO

O Regimento do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Pelotas é o documento que orienta todo o funcionamento dos cursos de mestrado e de doutorado. O documento é composto por capítulos que dissertam sobre as finalidades do Programa, a administração, o corpo docente, os orientadores e coorientadores, a admissão ao Programa, as matrículas, o plano de ensino, o regime didático, as dissertações, as teses e o grau acadêmico, a representação discente e as disposições gerais e transitórias.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas