Facebook

Mestrado Profissional

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel criou o curso de mestrado profissional na área epidemiológica, denominado Saúde Pública Baseada em Evidências. O Curso surgiu através da solicitação e da parceria do Ministério da Saúde, e integra a Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde.

O objetivo do curso é capacitar profissionais de várias especialidades da rede oficial de saúde, buscando melhorar o atendimento de quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta deste mestrado é formar profissionais capazes de identificar problemas, analisar dados e propor medidas cabíveis que melhorem o atendimento e a saúde da população. Para isso, os alunos utilizam dados primários e secundários, coletados nas próprias áreas de atuação profissional ou adjacências, a fim de tornar a utilização prática da pesquisa mais imediata.

A primeira turma iniciou em 2007 e gerou 19 produções científicas produzidas por alunos oriundos de seis municípios do Rio Grande do Sul, de duas cidades de Santa Catarina e de uma do Paraná. Os temas das dissertações estavam incluídos em três grandes áreas: Avaliação de Serviços; Avaliação de Programas Específicos e Mortalidade Infantil.

Público-Alvo

  • Profissionais da rede pública de saúde de diversas especialidades.

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas