Facebook

Prêmios

Professor Bernardo Horta ganha prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 na área da saúde - 21/09/2020 O docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Bernardo Lessa Horta, é o vencedor do prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 na categoria Destaque na área de Ciências da Saúde. O anúncio dos premiados foi divulgado nesta sexta-feira (18) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). A seleção é feita com a participação do comitê de assessores científicos da FAPERGS e do comitê especial.

Neste ano, a comissão recebeu o maior número de indicações entre todas as dez edições do prêmio. Instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos realizaram 156 indicações para 12 categorias de premiação.

De acordo com a Fapergs, os pesquisadores destaques são aqueles que “fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica”, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.


Professora Luciana Tovo recebe um dos prêmios Para Mulheres na Ciência 2020 da L'Oréal - 21/08/2020 bióloga Luciana Tovo, docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, é uma das vencedoras do programa Para Mulheres na Ciência 2020, promovido pela L’Oréal Brasil, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O grupo institucional anunciou as sete cientistas contempladas pelo programa na tarde desta quinta-feira (20) no site da L’Oréal Brasil.

A pesquisadora da UFPel, que ganhou o prêmio na categoria Ciências da Vida, foi reconhecida por sua pesquisa sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o estresse crônico de adolescentes. “Como crianças e adolescentes apresentam, em sua maioria, sintomas mais brandos decorrentes do coronavírus e não representam um grupo economicamente ativo, poucos estudos têm se dedicado a entender os efeitos da pandemia nessa população”, comenta Tovo.


Professor Cesar Victora recebe prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia - 01/07/2020 O Prêmio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) 2020 na área de Ciência foi concedido ao epidemiologista Acadêmico César Victora, da Universidade Federal de Pelotas (UfPel). Na categoria Tecnologia”, o vencedor foi o Acadêmico Fernando Galembeck (USP).
O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece profissionais que, com seu legado, engrandecem a produção científica e tecnológica brasileira. A categoria “Ciência” é voltada para pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial. A categoria “Tecnologia”, para profissionais que tenham gerado impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas.


Epidemiologia ganha dois prêmios em congresso nacional de atividade física - 09/12/2019 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE) conquistou dois dos três prêmios de melhores trabalhos apresentados no XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (XII CBFAS), realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, na cidade de Bonito (MT). Ao todo, foram 995 trabalhos inscritos, e sessenta selecionados para apresentação oral. Dentre esses, a comissão científica premiou os três melhores.

O primeiro lugar ficou com o trabalho “Atividade física objetiva em crianças de 12 meses de idade pertencentes à coorte 2015 (Pelotas)”, de autoria da professora de educação física Luiza Ricardo, e o terceiro lugar, com o trabalho “Efeito da atividade física no sono: um estudo de base populacional”, da também professora de educação física, Andrea Wendt. Os trabalhos são fruto de pesquisas para teses de doutorado – ambas sob orientação do professor Fernando Wehrmeister e coorientação do professor Inácio Crochemore da Silva.


PPGE conquista Prêmio Capes de Tese 2019 em Saúde Coletiva - 06/09/2019 O trabalho orientado pelo professor Cesar Victora, realizado pelo aluno egresso, Fernando Pires Hartwig, do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel foi o vencedor do Prêmio Capes de Tese 2019, na área de saúde Coletiva.

O trabalho intitulado "Aspectos genéticos e epigenéticos da amamentação” apontou que a amamentação pode regular o funcionamento de genes.


Professor Joseph Murray recebe o prêmio Investigator Award - 09/11/2018 O professor Joseph Murray, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, recebeu o prêmio Investigator Award, da agência Wellcome Trust, para financiar pesquisas inéditas sobre as causas e os fatores de prevenção da violência e do comportamento agressivo, com base em resultados das Coortes de Nascimentos de Pelotas.

O financiamento, no valor de 2,8 milhões de dólares será aplicado em três frentes de estudos sobre o tema até 2024 - determinantes da violência na primeira infância, análise do aumento da violência em nível populacional e prevenção precoce da violência.

O pesquisador irá conduzir a primeira pesquisa populacional a investigar a influência de uma série de fatores biológicos e psicossociais presentes durante a infância sobre o desenvolvimento de padrões de agressividade e violência ao longo da vida, no contexto de países de baixa e média renda.


Prêmio Pesquisador Gaúcho homenageia Aluisio Barros com destaque especial - 10/09/2018 O epidemiologista Aluisio Barros, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, é o vencedor do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018 na modalidade Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Esta é a oitava edição do prêmio, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), com o objetivo de reconhecer o trabalho de pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento e destacar a importância do investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de outubro, às 20h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

O Prêmio Pesquisador Destaque Especial “Ciência para Redução das Desigualdades” distingue a “contribuição relevante para a redução das desigualdades e promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra segmentação”.


PPGE conquista Prêmio Capes de Tese 2017 em Saúde Coletiva - 07/12/2017 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE) recebeu o Prêmio CAPES de Tese – Edição 2017 na área de Saúde Coletiva, em cerimônia realizada em 7 de dezembro de 2017, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, Distrito Federal.
O prêmio é concedido às melhores teses de doutorado defendidas nos cursos de pós-graduação do país em cada uma das 49 áreas do conhecimento reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
O PPGE recebeu a distinção, na área de Saúde Coletiva, pela tese “Adiponectina: Relação com a distribuição de gordura corporal e influência sobre o risco de doenças cardiovasculares”, desenvolvida pela nutricionista Maria Carolina Borges, sob orientação do docente do PPGE, Aluísio Jardim Dornellas Barros. O trabalho contou ainda com a contribuição de pesquisadores da University College of London, Universidade de Cambridge e Universidade de Bristol.


Fapergs concede Medalha Sylvio Torres ao pesquisador Cesar Victora - 05/10/2017 A Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (FAPERGS) concedeu a Medalha Sylvio Torres ao epidemiologista Cesar Victora, na solenidade de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2017, que ocorreu em 5 de outubro de 2017, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A Medalha Sylvio Torres é concedida a um dos ganhadores do Prêmio Pesquisador Gaúcho, que tenha, ao longo de sua vida, contribuído, extraordinariamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul.
Victora recebeu a homenagem "por ser uma referência mundial nas pesquisas sobre o aleitamento materno".


Prêmio Patricia Martens de Excelência em Pesquisa homenageia Cesar Victora - 23/07/2017 O Journal of Human Lactation, da International Lactation Consultant Association, concedeu o Prêmio Anual Patricia Martens de Excellência em Pesquisa sobre Aleitamento Materno ao epidemiologista Cesar Victora. O prêmio é dado, em memória de Patricia Martens, a um pesquisador sênior com história de excelência em pesquisa sobre amamentação, com impacto internacional no avanço do conhecimento e da prática sobre lactação humana e aleitamento materno. O premiado é escolhido pelo Conselho de Revisão Editorial do JHL.


Cesar Victora recebe o Prêmio Gairdner de Saúde Global - 28/03/2017 O epidemiologista Cesar Victora é o primeiro pesquisador brasileiro a receber o Prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica do Canadá e uma das mais respeitadas mundialmente na área de ciências da saúde. O anúncio foi realizado em cerimônia da Fundação Gairdner, em 28 de março de 2017.
Victora foi vencedor na categoria Saúde Global, com o prêmio-título John Dirks Canada Gairdner Global Health Award, que reconhece avanços científicos que produziram profundo impacto para a saúde em países em desenvolvimento. Cada um dos premiados é considerado um potencial candidato ao prêmio Nobel – entre os laureados do Gairdner, 84 foram posteriormente agraciados pelo Nobel de Medicina ou Fisiologia. O professor emérito da UFPel recebeu a distinção por suas "contribuições notáveis para a saúde e a nutrição materno-infantil em países de baixa e média renda, com foco especial no impacto da amamentação exclusiva sobre a mortalidade infantil e da nutrição no início da vida sobre a saúde a longo prazo".


Pesquisador brasileiro mais citado no Google Acadêmico - 21/05/2015 O professor Cesar Victora, com 47.202 citações, está em primeiro lugar no ranking de cientistas brasileiros mais citados no Google Acadêmico em 2015. O levantamento, realizado pelo Laboratório de Cibermetria, do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, analisou o volume e o impacto da produção científica de 33 mil pesquisadores, de todas as áreas do conhecimento, de instituições do Brasil cadastrados em perfis públicos do Google Acadêmico.


Ana Menezes recebe o prêmio - 16/10/2013 Ana Maria Baptista Menezes foi agraciada, pela Fapergs (Fundação de Amparo à Pesaquisa do Estado do RS), com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2013, na área da Saúde. Criado para desenvolver as áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho agracia 15 pesquisadores responsáveis por estudos em sete campos do conhecimento. A cerimônia ocorre na próxima terça-feira (22), no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h


PPGE recebe o Prêmio Capes de Tese 2013 em Saúde Coletiva - 04/10/2013 A pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, María Clara Restrepo Méndez recebeu o Prêmio Capes de Tese 2013 na área de Saúde Coletiva, pela tese “Maternidade na Adolescência: Efeitos em curto e longo prazo sobre a saúde e o capital humano dos filhos - Coortes de Nascimentos de Pelotas, RS - 1982, 1993 e 2004”, desenvolvida sob orientação do professor emérito da UFPel, Cesar Victora.


Aluísio JD Barros recebe homenagem do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel - 10/05/2012 O professor Aluísio JD Barros recebeu, no dia 10/05, homenagem do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, em reconhecimento ao impacto científico do artigo "Alternatives for logistic regression in cross-sectional studies: An empirical comparison of models that directly estimate the prevalence ratio", publicado por Barros na BMC Medical Research Methodology. O artigo é fonte de mais de 500 citações nos melhores periódicos da literatura científica internacional, segundo dados do banco de publicações científicas Scopus. Além de recorde na história do PPGE, o número é dez vezes maior do que a média (50 citações), para os artigos publicados nas principais revistas científicas mundiais.


Trabalho do PPGE conquista Prêmio Capes de Tese 2010 - 01/12/2011 O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para receber o Prêmio Capes de Teses 2010.

A tese premiada “Efeito de condições sócio-demográficas e do crescimento precoce sobre a obesidade abdominal em adultos jovens: Resultados da Coorte de 1982” foi defendida no ano de 2009, por David Alejandro González Chica (Equador), sob orientação do professor Cesar Gomes Victora.


Ana Menezes é homenageada pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS - 25/11/2011 A professora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Ana Menezes, foi homenageada, dia 24/11, pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS). A premiação ocorreu em Porto Alegre, durante jantar festivo da instituição.
Natural de Pelotas (RS), a médica pneumologista Ana Menezes é a primeira profissional com atuação no interior do Estado a receber a Homenagem Singular, que ocorre bianualmente desde 1995. Segundo o estatuto da SPTRS, a homenagem é concedida ao profissional que se distingue por sua contribuição extraordinária à pneumologia, em qualquer das áreas dessa especialidade médica.


Cesar Victora recebe prêmio nos EUA - 02/05/2011 O pesquisador Cesar Victora, do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, receberá o prêmio por Contribuições Proeminentes para a Saúde Infantil Global do Programa de Pesquisa Pediátrica Mundial do ano de 2011. A entrega será feita nos dias 2 e 3 de maio no Global Paediatric Research Symposium que acontece em Denver, EUA.


Flávio Demarco recebe prêmio por melhor artigo publicado em 2010 - 15/03/2011 O professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Flávio Fernando Demarco, receberá o prêmio William J. Gies pelo trabalho Dentin-derived BMP-2 and odontoblast differentiation como o melhor artigo publicado no ano de 2010 no Journal of Dental Research. A entrega será feita no 89th General Session and Exhibition of the International Association of Dental Research, que ocorre entre os dias 16 e 19 de março na cidade de San Diego, Califórnia.


Ana Menezes é homenageada no Fórum Fumo Zero - 25/05/2010 A pneumologista e professora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Ana Maria Menezes, foi homenageada em Porto Alegre, no dia 25 de maio, na primeira edição do Fórum Fumo Zero, alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).
O evento foi organizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul - AMRIGS, CREMERS e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - SIMERS.
A homenagem deve-se ao trabalho de Ana Menezes na luta contra o fumo. Em 2009 a médica participou de diversas ações, que resultaram na aprovação na Câmara Municipal de Pelotas da Lei 5.636/2009 - Lei Antifumo, que proíbe o fumo em ambientes fechados - públicos ou privados - de uso coletivo.


Cesar Victora recebe prêmio do presidente da República - 19/05/2010 O Professor e pesquisador Cesar Victora receberá o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico no dia 26 de maio, às 18h durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília. A entrega das insígnias e do diploma será feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto do presidente da República e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam na área científica e tecnológica. Além de Victora, receberão as insígnias mais 68 personalidades e o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia (C&T).



Voltar

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas