Facebook

Sala de Imprensa

10/03/2023

Defesa de tese

Título: Maus-tratos Infantis E Uso De Substâncias Psicoativas Na Adolescência E Início Da Vida Adulta.

Banca: Prof. Drª. Zila Van der Meer Sanchez (UNIFESP), Prof. Dr. Bernardo Lessa Horta e Prof. Dr. Joseph Murray,

Orientador: Helen Gonçalves

 

ESTUDO AVALIA A RELAÇÃO ENTRE MAUS-TRATOS INFANTIS E CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA ADOLESCÊNCIA E IDADE ADULTA E POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ESTRESSE MENTAL

 

Estudos revelam a ligação entre maus-tratos na infância (de nascimento aos 18 anos) e o uso posterior de substâncias. Acredita-se que as vítimas de abusos infantis desenvolvem de alguma forma de sofrimento mental devido às suas experiências negativas na infância e, posteriormente, busquem o alívio de sentimentos e sensações negativas através do uso de substâncias psicoativas.

A pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Inaê Dutra Valério, com orientação da professora Helen Gonçalves e coorientação da doutora Ana Luiza Gonçalves Soares, avaliou em sua tese de doutorado se a ocorrência de algum tipo de maus-tratos infantil (abuso psicológico, físico, sexual e negligência física) levaria ao aumento no consumo de alguma substâncias psicoativas (álcool, fumo e drogas ilícitas) na adolescência e idade adulta. Este estudo também avaliou se este aumento seria parcialmente causado por estresse mental e utilizou os dados da Coorte de 1993 de Pelotas.

De forma geral, se observou que sofrer qualquer tipo de maus-tratos infantis aumenta as chances de consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas, embora esse consumo diminuia ao longo do tempo. Quando comparado entre sexo, se observou que as mulheres vítimas de maus-tratos apresentaram maiores chances de consumir as substâncias psicoativas quando comparadas aos homens. Por fim, se observou que o estresse mental pode acentuar os efeitos que os maus-tratos infantis tem sob o consumo de substâncias psicoativas.


Auditório Prédio A e zoom - DATA:10/03/2023 - HORA:14:00hs

Apresentador: Inaê Dutra Valério





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas