Facebook

Sala de Imprensa

31/08/2023

InscriƧƵes abertas para o doutorado em epidemiologia da UFPel


 

 

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas abriu inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de doutorado, com ingresso no ano de 2024.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar o formulário de inscrição e os documentos descritos no edital de seleção para o e-mail ppgepi@ufpel.edu.br no período de 30 de agosto a 25 de setembro de 2023.

O processo de seleção inclui três etapas: prova escrita, defesa de anteprojeto e avaliação de Curriculum Vitae. São três provas escritas – de epidemiologia, estatística e inglês, todas aplicadas no dia 6 de dezembro de 2023. No dia seguinte, os candidatos devem fazer a defesa, presencialmente, de seus anteprojetos de pesquisa para a comissão de avaliação. Adicionalmente, a banca irá levar em consideração experiências profissionais, história prévia em pesquisa e publicações na área de saúde coletiva e afins para a etapa de avaliação curricular, prevista para o dia 8 de dezembro.

Podem participar da seleção, candidatos com mestrado na área de saúde coletiva ou em áreas relacionadas à interdisciplinaridade do programa, a critério do colegiado do programa.

Os alunos aprovados têm a possibilidade de desenvolver projetos em uma ampla diversidade de linhas de pesquisa, em quatro áreas de concentração: Epidemiologia do Ciclo Vital, Epidemiologia dos Serviços de Saúde, Determinantes Sociais do Processo Saúde-Doença-Cuidado e Equidade em Saúde. O programa mantém a maior série de acompanhamento populacional do país, as quatro coortes de nascimentos de Pelotas, e abriga dois centros de estudos epidemiológicos especializados: o Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (DOVE) e Centro Internacional de Equidade em Saúde (ICEH).

Com até 17 vagas disponíveis, a seleção é uma oportunidade para os interessados em ingressar em um programa líder no campo da epidemiologia brasileira, respaldado por uma avaliação de excelência internacional da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Informações adicionais podem ser obtidas em contato com a secretaria do programa pelo telefone (53) 3284-1300 ou e-mail ppgepi@ufpel.edu.br.




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas