Facebook

Mestrado Wellcome Trust

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do financiamento da Fundação Wellcome Trust, dispõe de bolsas de estudo para estudantes latino-americanos (exceto brasileiros) interessados em pesquisas com foco na promoção da equidade em saúde materno-infantil.

As bolsas são voltadas especialmente para o mestrado, mas excepcionalmente podem ser destinadas para o doutorado.

Objetivos do curso

  • Habilitar os alunos a escolher temas de pesquisa relevantes nas áreas de epidemiologia, de clínica e de serviços de saúde, através da análise da realidade sanitária e assistencial e da revisão crítica da literatura.
  • Instrumentalizar os alunos para realização de pesquisas, instruindo o delineamento do estudo, a coleta de dados, a análise estatística e a artigos científicos.
  • Propiciar a utilização de métodos epidemiológicos para investigações sobre os estudos de equidade em saúde.
  • Estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a Epidemiologia, em seu campo teórico e seus métodos, seus usos e limitações.

Candidatos

Graduados vinculados à docência ou a serviços de saúde, residentes na América Latina e Caribe.

Bolsas

As bolsas da Fundação Wellcome Trust abrangem viagens do país de origem, apoio para moradia e alimentação durante 24 meses (para o mestrado) e 36 meses (para o doutorado) e taxas escolares.

Duração do curso e língua oficial

O curso tem duração máxima de 24 meses (mestrado) e 48 meses* (doutorado) e é ministrado em Português. Os bolsistas participam do curso regular de mestrado do PPG em Epidemiologia, o que garante um verdadeiro intercâmbio entre os alunos estrangeiros e os brasileiros.

Título e classificação

Título: Mestre ou Doutor em Epidemiologia Classificação: conceito 7 da Capes - nível máximo em Saúde Coletiva no Brasil e nível de excelência no padrão internacional.

* Embora a duração máxima do curso de doutorado seja de 48 meses, a bolsa será restrita aos primeiros 36 meses do Programa.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas