Facebook

Sala de Imprensa

14/01/2016

Defesa de tese: Consumo materno de cafeína durante a gestação, consumo de açúcar pela criança e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade

 Título: Consumo materno de cafeína durante a gestação, consumo de açúcar pela criança e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) aos seis anos de idade.

Apresentador: Bianca Del Ponte da Silva

Orientador: Iná Santos

Banca: Helen Gonçalves, Juliana Vaz e Sandra Petresco

Local: Auditório Kurt Kloetzel

Data: 22/01/2016

Hora: 9h 

 

Fatores nutricionais interferem no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é frequente entre crianças em idade escolar. Crianças com TDAH apresentam falta de atenção, impulsividade e hiperatividade, que interferem negativamente no desempenho escolar e na relação intrafamiliar. A origem do transtorno não está bem estabelecida, mas se sabe que há forte contribuição genética.  Suspeita-se que o consumo alimentar pela mãe no período gestacional ou pela criança pode estar relacionado ao desenvolvimento do transtorno. Alguns estudos vêm investigando esta relação.

O consumo de cafeína durante a gestação, o consumo de açúcar pela criança e TDAH foi tema da tese de doutorado da Nutricionista Bianca Del Ponte da Silva, realizada no Programa de Pós Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da Professora Doutora Iná dos Santos.

Este estudo utilizou dados de diferentes visitas aos participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004. No acompanhamento realizado em 2010/2011, cerca de 3700 crianças foram avaliadas na clínica localizada no Centro de Pesquisas em Saúde Amilcar Gigante, para responderem questões sobre hábitos de vida e saúde em geral (incluindo saúde mental).

A primeira investigação avaliou o efeito do consumo de cafeína durante a gravidez sobre TDAH. A cafeína é uma substância que está presente em maior quantidade no chimarrão e no café, mas também (em menor quantidade) em refrigerantes que contêm cola ou guaraná, no chocolate, chá preto e alguns medicamentos como analgésicos. Neste estudo as fontes utilizadas para medir o consumo de cafeína foram café e chimarrão. O estudo mostrou que o consumo de cafeína durante a gestação não esteve associado ao TDAH aos 6 anos de idade.

 A segunda investigação foi acerca do efeito do consumo de açúcar e TDAH aos seis anos. O consumo de açúcar foi avaliado a partir do consumo de biscoito doce, bolo, guloseimas (balas, chicletes e pirulitos), chocolate, sorvete, achocolatado, açúcar, geléia, refrigerante, suco artificial e bolacha recheada. Este estudo mostrou que meninos com consumo de açúcar superior a 121 g/dia, que seria aproximadamente 5 colheres de sopa de açúcar refinado, 1 barra de chocolate, 2 latas de refrigerante, 1 litro de suco artificial, 3 fatias grandes de bolo ou 1 pacote de bolachas recheadas apresentaram uma chance 3 vezes maior de ter TDAH aos seis anos. 

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas