Facebook

Sala de Imprensa

16/08/2017

Defesa de tese: Aleitamento materno, problemas de comportamento e consumo de substâncias: Coorte de Nascimentos de 1993 de Pelotas-RS

Orientador: Helen Gonçalves

Apresentador: Wanêssa Lacerda Poton

Banca: Christian Mola, Bernardo Horta e Alicia Matijasevich

Data: 06/09/2017

Hora: 9h

Local: Auditório Prédio B

 

 Amamentação previne a hiperatividade no início da adolescência

 

            A Organização Mundial da Saúde recomenda que todo bebê seja alimentado somente com leite materno durante os primeiros seis meses de vida, pois protege a criança contra doenças e a ajuda a ser mais inteligente. Além desses benefícios já comprovados, um estudo realizado em Pelotas revelou que a amamentação com duração de pelo menos 6 meses ajuda a prevenir problemas de comportamento, como a hiperatividade no início da adolescência. Problemas de comportamento são manifestações que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social. Aproximadamente 10 a 15% das crianças e adolescentes apresentam algum tipo de problema de comportamento. A hiperatividade, um deles, é um transtorno que se caracteriza por agitação, inquietação, desatenção e impulsividade.

Esse foi um dos dois estudos realizados pela doutoranda do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Wanêssa Lacerda Poton, orientada pelas doutoras Helen Gonçalves e Ana Luiza Soares. O outro estudo, também investigado em sua tese, abordou os problemas relacionados ao comportamento na adolescência e o uso de substâncias também na adolescência (cigarro, bebida alcoólica e drogas ilícitas, como maconha), porém um pouco mais tarde. A pesquisadora observou que adolescentes que apresentam problemas de comportamento externalizantes (agressividade e impulsividade) aos 11 anos de idade têm maior chance de consumir bebidas alcóolicas, de fumar e de usar algumas drogas ilícitas aos 15 anos. Além disso, o estudo mostrou que aqueles que possuem problemas de comportamento como ansiedade, isolamento, depressão e sentimento de inferioridade têm maior chance de serem fumantes aos 15 anos.

A tese só utilizou dados do importante e reconhecido estudo de Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1993, que tem acompanhado seguidamente seus participantes, desde o nascimento. “Nossas conclusões acrescentam mais vantagens à amamentação, reforçando que o leite materno é a melhor fonte de nutrientes para o bebê, pois seus benefícios podem ser mais duradouros e amplos do que se pensava. Eles refletem, direta ou indiretamente, na saúde durante a infância e em outros momentos da vida, como em alguns tipo de comportamentos durante a adolescência. Paralelamente, conseguimos observar que os adolescentes avaliados que não apresentaram problemas de comportamento antes, na sua maioria, não fizeram uso de bebida com álcool, fumo e outras drogas ilícitas nos seus 15 anos”, explica a autora.




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas