Facebook

Sala de Imprensa

29/01/2019

Defesa de tese: Desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 12 meses pertencentes à Coorte de Nascimentos de 2015, Pelotas, RS.

Banca: Nádia Valentini, Marlos Rodrigues e Fernando Wehrmeister.

Orientador: Iná Santos

Data: 30/01/2019

Local: Auditório Prédio A

Hora: 9h

Apresentador: Gloria Isabel Niño Cruz

 

Atividade física na gestação promove o neurodesenvolvimento infantil

 

O desenvolvimento neuropsicomotor é um processo complexo relacionado a fatores individuais e ambientais. Segundo pesquisadores de diferentes áreas, as exposições ocorridas desde a concepção até os dois primeiros anos de vida têm impacto sobre o desenvolvimento infantil. Apesar do interesse científico nos últimos anos sobre a prática de atividade física na gestação e o potencial efeito no bem-estar da criança, poucos estudos têm avaliado sua associação com o desenvolvimento infantil. Para ajudar a preencher esta lacuna do conhecimento, a Fisioterapeuta Gloria Isabel Niño Cruz selecionou este tema para sua tese de doutorado, que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, sob a orientação dos Professores Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, Pedro Curi Hallal e Iná S. Santos.

Inicialmente, a autora observou diferenças no desempenho das habilidades cognitivas, motoras e de linguagem entre meninos e meninas, em função de algumas características da mãe. Por exemplo, entre os meninos, a maior escolaridade materna revelou-se um fator protetor para suspeita de atraso nas habilidades motoras e de linguagem. Por outro lado, entre as meninas, a idade materna maior ou igual a 35 anos foi fator de risco para suspeita de atraso no domínio motor.

Depois, analisando os filhos das gestantes que utilizaram um sensor de movimento, que captava a atividade física diária (acelerômetro), a autora observou que, aos 12 meses de idade, os meninos cujas mães praticavam 150 minutos ou mais por semana de atividade física de lazer, durante a gestação, apresentavam menor risco de suspeita de atraso no neurodesenvolvimento. Nas meninas filhas de mulheres que praticavam uma maior quantidade de atividade física de intensidade moderada a vigorosa (com duração mínima de 5 minutos consecutivos) foi observado menor chance de suspeita de atraso nas habilidades motoras.

A prática de atividade física na gestação é recomendada por várias entidades internacionais de saúde, devido aos benefícios já conhecidos para a saúde da mãe e da criança. Por exemplo, as gestantes que praticam atividade física apresentam menos dores musculares, menos sintomas depressivos e sua pressão sanguínea e o açúcar no sangue são mais baixos do que entre as gestantes sedentárias. Há evidências também de que os partos prematuros são menos frequentes entre mães que fazem atividade física. Os achados da atual pesquisa reforçam a importância da prática de atividade física durante a gestação e evidenciam um importante papel da atividade física materna sobre o neurodesenvolvimento dos filhos aos 12 meses de idade.

 




Fonte: PPGE





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas