Facebook

Sala de Imprensa

26/03/2019

Pesquisadores da Universidade de Bristol conduziram curso de curso de análise de mediação e medidas repetidas

 

Pesquisadores da Universidade de Bristol, da Inglaterra, estiveram na sede do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE), na semana de 18 a 22 de março, para a condução do curso de Análise de Mediação e Medidas Repetidas.

 

As aulas foram ministradas pelos pesquisadores Ana Luiza Gonçalves Soares (pesquisadora sênior associada em Epidemiologia), Alex Kwong (doutorando em Métodos Quantitativos Avançados), Iryna Culpin (pesquisadora sênior associada em Epidemiologia), Miguel Cordero (pesquisador sênior associado em Epidemiologia Comportamental e do Desenvolvimento) e Christian Loret de Mola (professor adjunto da Universidade Federal de Rio Grande e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel).

 

O curso consistiu de aulas teóricas e práticas, com exercícios em grupos e manipulação de bancos de dados simulados, para que os alunos pudessem colocar em prática os métodos de análises de mediação e de medidas repetidas. Também foram utilizados dados de pesquisas desenvolvidas pelos tutores do curso, como as de trajetórias de sintomas depressivos, que são parte da tese de doutorado de Alex Kwong.

 

A realização do curso em Pelotas surgiu de uma proposta da egressa do PPGE e pesquisadora em Bristol,  Ana Luiza Soares, construída em parceria com o PPGE. O financiamento foi aprovado em edital da universidade inglesa dentro do programa do Global Challenge Research Fund (GCRF), prêmio do Medical Research Council em forma de verba de pesquisa obtido pelo professor em psicologia experimental da Universidade de Bristol, Marcos Munafò. Um dos objetivos desse financiamento é construir e estreitar parcerias entre o Reino Unido e países de média e baixa renda, incluindo treinamento e capacitação em pesquisa na área de saúde mental. Além do curso em Pelotas, outros projetos também contemplados incluíram cursos realizados na África do Sul e em Sri Lanka.

 

“Vi uma ótima oportunidade de trazer para cá, onde fiz minha formação, um pouco do que tenho aprendido durante o pós-doutorado na Inglaterra”, comenta Ana Luiza.

 

A Universidade de Bristol e o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia têm parceria de longa data, especialmente pela semelhança entre a Coorte de Nascimentos de 1993 e o Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), o que possibilita o estudo de associações em cenários socioeconômicos diferentes, um método utilizado para inferência causal.

 

Um exemplo dessa cooperação é o trabalho desenvolvido na tese de doutorado da pesquisadora. O estudo avaliou a associação entre maus-tratos na infância e adiposidade corporal na adolescência, comparando dados de Pelotas e Inglaterra.

 

“Atualmente, estou colaborando em um outro projeto que dá continuidade a este estudo, avaliando a associação de maus-tratos na infância com fatores de risco cardiovasculares no início da vida adulta, envolvendo dados não somente de Pelotas e Inglaterra, mas também da África do Sul”, conclui Ana Luiza.

 

 




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas