Facebook

Sala de Imprensa

31/10/2023

Professor da UFPel recebe prêmio Pesquisador Gaúcho 2023 em cerimônia na Fiergs


 

O docente da Universidade Federal de Pelotas, Flávio Fernando Demarco, recebe o Prêmio Pesquisador Gaúcho - Destaque na área de Ciências da Saúde, nesta terça-feira (31), às 18h30, em cerimônia de premiação na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), busca reconhecer a excelência acadêmica e profissional de indivíduos que contribuem significativamente para o campo da ciência e inovação. Este ano, o tema do prêmio foi "Ciência e Inovação: alicerces do futuro".

Demarco é docente dos programas de pós-graduação em Epidemiologia e Odontologia da UFPel. Além das atividades acadêmicas, iniciadas em 1992, tem desempenhado funções de gestão como pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da universidade nos últimos sete anos.

Segundo o pesquisador, "o prêmio significa o coroamento de uma trajetória de pesquisa desenvolvida toda ela junto à UFPel". Mais do que um prêmio pessoal, ele ressalta que a homenagem é compartilhada com toda a equipe que participou desse processo, colegas de investigação, e seus orientandos. "Quando recebo esse reconhecimento, ele é para todo esse grupo," afirmou.

O professor da UFPel é conhecido por seus trabalhos nas áreas de odontologia e epidemiologia, tendo sido um dos responsáveis pela introdução das pesquisas de saúde bucal dentro dos estudos de coortes de nascimentos de Pelotas, que acompanham a saúde de mais de 20 mil pessoas nascidas nos anos de 1982, 1993, 2004 e 2015 na cidade. Seus estudos exploram a relação entre saúde bucal e saúde geral e os determinantes de diferentes desfechos de saúde bucal ao longo do ciclo da vida, especialmente em relação às iniquidades sociais. Uma outra linha de pesquisa do seu trabalho dedica-se a estudos clínicos relacionados a diferentes desfechos odontológicos.

Demarco é um dos três laureados da UFPel nesta edição do prêmio. Além dele, recebem também a distinção a professora Nirce Saffer Medvedovski, na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, e o professor Márcio Nunes Correa, na de Ciências Agrárias.

Esta é também a sexta vez que o prêmio reconhece profissionais atuantes no programa de pós-graduação em Epidemiologia da UFPel – os professores Cesar Victora, Ana Menezes, Aluísio Barros, Bernardo Horta e Pedro Hallal foram contemplados em edições anteriores. O grupo de epidemiologistas, agraciados pelo prêmio Pesquisador Gaúcho, está também listado entre os 2% de cientistas mais influentes em nível mundial, em recente ranking divulgado pela Universidade de Stanford (EUA) em parceria com a editora especializada em publicações científicas, Elsevier - atestando o impacto social e a qualidade do trabalho desenvolvido nesta unidade de pesquisa e ensino da UFPel.




Fonte: Assessoria de Imprensa





Voltar

Veja Também


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas