Facebook

Teses e Dissertações


2008


Aluno:Maria Alice de Oliveira Dode

Título: Diabetes Mellitus Gestacional: prevalência, fatores associados e efeito na antropometria até dois anos de idade

E-mail:

Área de concentração:

Orientador:Iná da Silva dos Santos

Banca examinadora:Maria Inês Schmidt (UFRGS), Denise Petrucci Gigante(UFPel) e Maria Cecília Assunção (UFPel)

Data defesa:19/12/2008

Palavras-chave:Diabetes mellitus; Epidemiologia; Gravidez

Vários fatores de risco para o DMG são bem conhecidos e têm ampla literatura a respeito, como a idade, a obesidade e a história familiar de diabetes. Outros fatores são ainda controversos como a altura materna, baixo peso ao nascer (BPN) materno, tabagismo, paridade e raça. Um estudo de base populacional, como uma coorte, que inclua todos os nascimentos que ocorreram durante um ano em uma cidade de porte médio, permite uma boa estimativa da prevalência e dos fatores associados ao DMG nesta população.
Além disso, sendo essa coorte futurística, será possível investigar, entre os filhos das mulheres com DMG, alguns desfechos antropométricos associados a essa exposição.
Estimativas do risco associado ao DMG são muito importantes na tomada de decisões quanto à implementação de programas de rastreamento e se estes devem ser seletivos ou universais. O conhecimento dos fatores de risco para DMG é de particular interesse aos serviços de saúde, quer seja para o planejamento de ações de prevenção primária (prevenção da obesidade, aconselhamento genético) ou de prevenção secundária (rastreamento e uso de dietas hipocalóricas e/ou insulina durante a gestação para os casos diagnosticados). Através do diagnóstico precoce, pode-se diminuir o risco de desfechos negativos durante a gravidez e parto e proteger a saúde atual e futura, tanto da mãe como do recém-nascido (RN). O presente estudo pretende contribuir com o conhecimento científico para a tomada de decisões.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas