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Teses e Dissertações


2019


Aluno:Caroline Maria de Mello Carone

Título: Distúrbios do sono entre estudantes de uma universidade pública

E-mail:carolinemcarone@yahoo.com.br

Área de concentração:

Orientador:Iná da Silva dos Santos

Banca examinadora:Maria Aurora Dropa Chrestani Cesar e Fernando Cesar Wehrmeister

Data defesa:25/02/2019

Palavras-chave:

Este estudo faz parte do consórcio de Mestrado da turma 2017-2018 do Programa de
Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel.
Objetivo: Investigar distúrbios do sono entre estudantes universitários. Métodos:
Estudo transversal com calouros da Universidade Federal de Pelotas, com idade ≥18
anos. O questionário foi auto-aplicado, entre os meses de novembro de 2017 e junho
de 2018, sendo respondido pelos alunos em sala de aula em tablets. As perguntas
eram referentes ao mês anterior, e investigavam: duração insuficiente do sono (<6
horas/dia para <65 anos e <5 horas/dia para os demais), latência longa (>30 minutos),
baixa qualidade auto-percebida (ruim/muito ruim), despertares noturnos (maioria das
noites/sempre) e sonolência diurna (maioria dos dias/sempre). As variáveis
independentes englobaram características sociodemográficas e comportamentais.
Análises ajustadas foram feitas com regressão de Poisson. Resultados: Foram
avaliados 1.865 estudantes. As prevalências (intervalo confiança 95%) encontradas
foram: 32,0% (29,6-33,9%) para sono insuficiente nos dias de aula, 18,6% (16,8-
20,6%) para latência longa, 30,0% (28,0-32,2%) para baixa-qualidade auto-percebida,
12,7% (11,2-14,3%) para despertares noturnos e 32,2% (30,1-34,4%) para sonolência
diurna. O consumo de álcool associou-se ao maior número de distúrbios (duração
insuficiente e latência longa nos dias de aula, baixa qualidade, despertares e
sonolência), seguido do tabagismo (duração insuficiente nos finais de semana,
despertares e baixa qualidade). Aulas no turno da manhã associaram-se com sono
insuficiente nos dias de aula e sonolência diurna e o sexo feminino, com sonolência,
baixa qualidade e despertares. Cerca de 50% dos estudantes apresentaram pelo menos
um dos seguintes distúrbios: duração insuficiente nos dias de aula, latência longa e
despertares noturnos. Conclusão: A prevenção do consumo de álcool e cigarros, bem
como o início mais tardio das aulas do turno da manhã poderiam contribuir para a
redução de alguns dos distúrbios do sono entre universitários.


Palavras-Chave: sono, distúrbios do sono, sonolência diurna, estudantes.

This study is part of the Masters consortium of the 2017-2018 class of the
Postgraduate Program of Epidemiology of the Federal University of Pelotas - UFPel.
Objective: To investigate sleep disorders among university students. Methods:
Cross-sectional study with freshmen of the Federal University of Pelotas, age ≥18
years old. The questionnaire was self-applied between November 2017 and June
2018, and was answered by the students in classroom using tablets. The questions
were from the previous month, and they investigated: insufficient sleep (<6 hours/day
for 65 years old and <5 hours/day for the others), long latency (>30 minutes), poor
self-perceived quality (bad/ very bad), nocturnal awakenings (most nights/always)
and daytime sleepness (most days/ always). Independent variables included
sociodemographic and behavioral characteristics. Adjusted analyses were done by
Poisson regression. Results: 1.865 students were evaluated. The prevalences (95%
confidence interval) found were: 32.0% (29.6-33.9%) for insufficient sleep on school
days, 18.6% (16.8-20.6%) for long latency, 30.0% (28.0-32.2%) for poor selfperceived
quality, 12.7% (11.2-14.3%) for nocturnal awakenings and 32.2% (30.1-
34.4%) for daytime sleepness. Alcohol consumption was associated with a greater
number of disorders (insufficient duration and long latency on school days, poor
quality, awakenings and sleepness), followed by smoking (insufficient duration on
weekends, awakenings and low quality). Attending classes in the morning was
associated with insufficient duration in school days and sleepness, and the female sex
was associated with sleepness, low quality and awakening. About 50% of the students
had at least one of the following disorders: insufficient duration on school days, long
latency and nocturnal awakenings. Conclusion: Prevention of alcohol and cigarette
smoking, as well as the later outset of morning shift classes, may contribute to the
reduction of some sleep disorders among college students.


Keywords: sleep, sleep disturbances, daytime sleepness, students.


Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia - Centro de Pesquisas Epidemiológicas